Aqui temos uma ferramenta de análise técnica online grátis que permite estudar os preços de ações, ETFs, BDRs e outros ativos listados na bolsa utilizando diversos indicadores.

Vou explicar neste artigo como usar essa ferramenta.

O endereço padrão é https://clubedospoupadores.com/grafico/

Você pode digitar o código do ativo que deseja estudar no campo que aparece na parte superior esquerda do gráfico:

Veja algumas funções do gráfico. Clique sobre a imagem para ampliar:

Mudar tempo gráfico

Por padrão o gráfico é diário mas você pode modificar para o gráfico de 1 hora, 1 semana, 1 mês e assim por diante.

Não é necessário clicar em qualquer opção para modificar o tempo gráfico. Basta digitar qualquer número quando estiver na página do gráfico para que a tela de mudança do tempo apareça automaticamente. Exemplo: para mudar do gráfico diário para semanal, quando estiver na tela do gráfico digite 1W e você verá o campo como a figura abaixo.

Para o gráfico de 1 hora digite 1H. Para o gráfico mensal digite 1M. Para o gráfico de minutos basta digitar o número sem e necessidade de utilizar qualquer letra. Estão disponíveis os gráficos de 1, 5, 15 e 30 minutos. Não é possível acessar gráficos de segundos. É importante destacar que a maioria dos ativos possui um atraso de 15 minutos em relação a cotação em tempo real. Dessa forma a ferramenta é melhor para estudos quando o mercado estiver fechado.

Mudar configuração de indicadores

O gráfico já está automaticamente configurado para exibir médias móveis exponenciais de 20, 50, 100 e 200 períodos. Também é possível ver o volume negociado.

 

Adicionar novos indicadores

É possível adicionar novos indicadores, mas para isso é necessário que você remova os indicadores que já existem. Veja na figura acima a localização do “X” que deve ser clicado para remover os indicadores que já temos. Depois você deve clicar nos três pontos como indicado logo abaixo e depois clicar em “Adicionar indicador“. Após apagar todos os indicadores já existentes é possível adicionar até no máximo 3 indicadores.

 

Informações para análise fundamentalista

Observe que na lateral direita do gráfico existe uma janela com algumas informações. Essa janela é longa e você deve usar o mouse para descer até a área de gráficos relacionados aos fundamentos da empresa. A análise fundamentalista nos fala sobre os resultados financeiros das empresas. Os investidores demandam mais ações de empresas com bons fundamentos ou que estão melhorando seus fundamentos a cada trimestre. Essa maior demanda resulta na valorização das ações no decorrer do tempo.

Veja que o primeiro gráfico chamado “Rendimentos” nos mostra o lucro por ação (lucro trimestral da empresa dividido por cada ação). O círculo verde mostra o lucro por ação que foi divulgado e o círculo cinza mostra o lucro por ação que foi estimado ou previsto antes da divulgação.

Quando o lucro por ação divulgado é maior que o lucro estimado os investidores são surpreendidos positivamente. Essa surpresa positiva pode aumentar a demanda por estas ações e isto será positivo para a valorização da ação. É graças aos lucros que as empresas acumulam os recursos necessários para investir, crescer, gerar mais lucros no futuro e distribuir parte desses lucros entre os investidores que possuem ações através dos dividendos.

Logo depois temos um campo onde você pode selecionar três tipos de gráfico com informações importantes publicadas nas demonstrações de resultados (declaração de renda), balanço patrimonial e fluxo de caixa da empresa.

Clicando na opção “Mais indicadores fundamentalistas” você verá um quadro maior com os gráficos e mais detalhes sobre os números. A análise fundamentalista pode parecer confusa para os iniciantes, mas ela se torna muito simples quando você dedica algum tempo para o seu estudo. Caso queira aprender a avaliar os indicadores mais importantes das empresas eu recomendo a leitura do meu livro sobre como investir na bolsa por análise fundamentalista.

Informações para análise técnica:

A análise técnica nos fala sobre os melhores momentos para comprar ações de boas empresas que selecionamos através da análise dos seus resultados financeiros. Através de estatística e cálculos matemáticos a análise técnica nos ajuda a identificar bons preços e momentos para a compra ou venda de ações.

No primeiro quatro acima temos o desempenho da ação na semana (1W), no mês (1M), no ano (1Y) e nos últimos 12 meses (YTM). Depois temos o gráfico “Sinais técnicos”. Ele avalia os sinais de compra e venda dos 26 indicadores clássicos da análise técnica. O gráfico mostra se existem mais indicadores gerando sinais de compra ou venda. É importante entender que essa informação não representa uma recomendação de compra ou venda, mas apenas uma contagem de quantos indicadores estão gerando um determinado tipo de sinal. Clicando em “mais indicadores técnicos” é possível ver na parte inferior do sistema o nome dos indicadores e as informações de cada sinal gerado por eles. Para aprender mais detalhes sobre a análise técnica recomendo este livro aqui.

Todos os gráficos e indicadores são oferecidos pelo Tradingview que é um serviço por assinatura de análise gráfica. Existem planos mais avançados, com mais recursos e menos limitações. Para conhecer os planos visite aqui.

Se você quiser aprender mais sobre investimentos e educação financeira acompanhe os artigos que escrevo semanalmente aqui no Clube dos Poupadores. Eu aviso todos os leitores inscritos quando existem novidades. Para se tornar um leitor inscrito gratuitamente basta preencher o formulário e depois confirmar sua inscrição através do e-mail que enviarei para você.

Informe o seu e-mail:

Aprenda a investir:

Livros que escrevi para ajudar você a melhorar os seus resultados financeiros:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior