O Brasil voltou a ser o melhor pagador de juros reais do mundo. Isto significa que vivemos no pior país do mundo para se dever dinheiro e também no melhor país do mundo ganhar dinheiro investindo com baixo risco. Não é à toa que o governo precisa taxar a entrada de recursos estrangeiros no país que visam aproveitar estas taxas elevadas. Nós brasileiros não percebemos a grande oportunidade que os juros elevados oferecem para os poupadores. Os juros reais no Brasil é de 3,4%. Ele é calculado deduzindo a inflação da taxa básica de juros (Selic).

Na tabela abaixo podemos ver a queda na taxa de juros reais entre 1995 e 2013. Observe que que ocorreu uma queda acentuada entre 2012 e 2013 que agora volta a subir.

Investindo em títulos do governo federal através do Tesouro Direto ou em CDB você pode conseguir taxas próximas da Selic (atualmente 12,75% ao ano e subindo) com total segurança. Em países como Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Itália o investidor não conseguiria ganhar mais que 0,5% ao ano. Se você investisse R$ 100.000,00 no Brasil e recebesse o equivalente a taxa Selic teria R$ 12.750,00 de ganhos através de juros. Se um europeu fizesse uma aplicação de 100.000,00 euros no mesmo período receberia apenas 500,00 euros de juros. Nos EUA receberia 250 dólares, em Cingapura receberia apenas 30 dólares. Em países como Japão e Suíça a taxa básica de juros atualmente é de 0%.

Em países com juros baixos é mais interessante empreender ou se tornar sócio de uma empresa (isto pode ser feito pela bolsa de valores) do que deixar o dinheiro em investimentos de baixo risco.

Diante destes números por que o brasileiro continua se endividando tanto? Se podemos ganhar juros sobre juros por qual motivo continuamos querendo pagar juros sobre juros? Observe o ranking do países que pagam maior juros reais desenvolvido pela Moneyou. Para aproveitar estes juros altos que só o Brasil oferece é necessário que você aprenda mais sobre investimentos em renda faixa, CDB e Tesouro Direto. Recomendo o livro Como Investir Dinheiro.

Fonte da tabela acima.

Receba um aviso por e-mail sempre que novos artigos forem publicados aqui Clube dos Poupadores. Inscreva seu e-mail aqui.
Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior