Você já deve ter observado que os números casos e mortes da atuam pandemia indicam o possível início de uma terceira onda nos países do hemisfério norte, onde as estações do ano são inversas em relação ao nosso hemisfério sul.

Neste artigo gostaria de compartilhar alguns gráficos que acompanho.

Primeiro veja este gráfico de uma antiga publicação:

Ele mostra a evolução dos números de mortes por 1000 habitantes em Nova Iorque, Londres, Paris e Berlim durante a pandemia de gripe entre 1918 e 1919.  Perceba a as três ondas bem definidas de linha pontilhada que representa Londres.

O gráfico acima é de uma publicação do CDC de 2006 e mostra as três ondas de mortes por 1000 habitantes na Inglaterra entre 1918 e 1919 com base em dados antigos, como o documento da primeira imagem. Este mesmo um padrão que ocorreu em diversos países entre o início e o fim da pandemia da gripe.

Agora vamos ver gráficos da atual pandemia entre 2020 e setembro de 2021. Você pode gerar gráficos como estes visitando aqui.

Acima temos o gráfico de número de mortes por milhão de habitantes na Inglaterra.

Acima temos as mortes por milhão de habitantes nos EUA.

Acima temos as mortes por milhão de habitantes na Alemanha

Acima temos as mortes por milhão de habitantes no Brasil.

Comparando o gráfico da pandemia de 1919 com os gráficos atuais da Inglaterra, EUA e Alemanha temos a clara impressão de que o padrão de três ondas é semelhante, ou seja, talvez exista uma terceira onda se formando.

No Brasil estamos chegando no final da segunda onda. Como estamos no hemisfério sul, setembro marca o início da primavera enquanto no hemisfério norte temos o início do outono.

O gráfico acima mostra as mortes por milhão do Brasil (linha violeta) e da Inglaterra (linha verde). Veja que quando um está em tendência de alta o outro está em tendência de baixa. Talvez isso esteja relacionado com as estações do ano.

Como Israel foi um país que iniciou sua vacinação na frente de muitos países é interessante fazer outra reflexão.

O gráfico acima é o número de mortes por milhão de habitantes em Israel. Temos o que seria uma terceira onda se você considerar que na verdade a segunda e a terceira ondas são parte de uma onda só com padrão semelhante ao que vemos na Inglaterra.

No gráfico abaixo temos o percentual da população de Israel (linha marrom) que recebeu pelo menos uma dose de vacina. A linha violeta representa os vacinados no Brasil.

Veja que somente em setembro o Brasil atingiu o mesmo nível de vacinados de Israel com pouco mais de 69% das pessoas vacinadas. Mas podemos ver que desde o início de 2021 mais da metade da população de Israel estava vacinada com pelo menos uma dose. Mesmo com a maioria da população vacinada não foi possível impedir as ondas e suas consequências.

No gráfico acima temos as mortes por milhão no Brasil. Fiz uma linha reta ligando o dia 22/09/2020 e 22/09/2021. Veja que o número de mortes por milhão hoje é somente um pouco menor que o número de mortes por milhão do mesmo período do ano passado, quando ninguém estava vacinado. Veja que em 2020 os casos continuaram caindo até 10/11/2020 e por isso marquei onde seria 10/11/2021 no lado direito do gráfico. Depois fiz uma reta até onde seria 20/02/2022 com o mesmo ângulo do movimento que tivemos até 20/02/2021. É bom deixar claro que este foi apenas um exercício de imaginação, o desenho de um cenário e não uma tentativa de previsão do futuro.

Já sabemos que as ondas de casos e mortes produzem reações dos governos em todos os países do mundo. Quando essas reações estão relacionadas com a paralização ou a limitação da atividade econômica temos reflexos nos resultados das empresas, nos preços das ações, juros, câmbio, desemprego, inflação etc. Vamos nos preparar e ao mesmo torcer para que o melhor aconteça.

É importante que a sua carteira de investimentos esteja preparada para qualquer situação.

Como falei em outro artigo: devemos nos preparar para o pior para que possamos ter a tranquilidade que nos permitirá torcer pelo melhor, pois assim estaremos prontos para aceitar a realidade que vier.

Receba um aviso por e-mail sempre que novos artigos forem publicados aqui Clube dos Poupadores. Inscreva seu e-mail aqui.
Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior