Mercados futuros dos principais países do mundo abertos 24h por dia. Clique nos quadros para abrir o gráfico.

Uma forma de identificar o viés de abertura da bolsa brasileira é observar o mercado futuro em diversos países. Alguns desses mercados operam 24h por dia e outros funcionam quando é madrugada no Brasil.

Quando todas as bolsas do mundo estão com variação positiva (números verdes) temos um viés de alta nos mercados. Quando estão operando com variação negativa (números vermelhos) temos viés baixista. Sempre existe algum nível de correlação entre todas as bolsas do mundo, embora não exista qualquer garantia de que todas acompanhem o mesmo movimento já que existem eventos em cada país que podem interferir no desempenho de cada bolsa.

O índice chamado VIX, que está no canto superior direito do quadro acima, é considerado um indicador de “medo”. O VIX em alta (número verde) geralmente está associado a uma maior volatilidade, pessimismo e bolsas em baixa no mundo.

O ouro muitas vezes apresenta alta quando os mercados estão em queda por ser considerado um ativo defensivo. O DXY ou dólar index é a cotação do dólar contra uma cesta de moedas tendo o Euro como a principal. Sua alta indica uma valorização do dólar frente a outras moedas do mundo.

O desempenho de algumas commodities como o Petróleo estão diretamente relacionados com as expectativas sobre o futuro econômico global. Petróleo em tendência de alta pode representar expectativas sobre o crescimento da economia enquanto o Petróleo em baixa pode representar expectativas sobre uma desaceleração da economia mundial. Uma desaceleração da economia prejudica o desempenho das bolsas.