Calcule qual é o percentual do CDI de um CDB pós-fixado após o desconto da alíquota do imposto de renda. Isso equivale a descobrir o rendimento líquido do CDB pós-fixado.

Exemplo:

Vamos imaginar um CDB pós-fixado que paga 135% do CDI. Qual seria a taxa equivalente efetiva, já com o imposto de renda descontado? Digite o percentual do CDI que remunera o CDB no campo amarelo da calculadora. Logo abaixo você terá o resultado para cada faixa de vencimento do CDB. Para um CDB com vencimento mais curto (até 6 meses ou 180 dias) os 135% do CDI equivalem a 104,63% do CDI líquidos após o desconto da alíquota de 22,5% do imposto de renda cobrado para esse vencimento. Já o CDB mais longo, que é aquele com data de vencimento acima de 720 dias, a alíquota será de 15% e por este motivo o CDB terá um rendimento líquido equivalente a 114,75% do CDI.

Comparação com Renda Fixa isenta de IR

Você pode utilizar a calculadora para fazer comparações entre um CDB pós-fixado e outros investimentos pós-fixados isentos do imposto de renda. Exemplo: um CDB que paga 100% do CDI e vence depois de 720 dias rende o equivalente a um LCI ou LCA isento de IR que paga 85% do CDI. Outros investimentos de renda fixa isentos do imposto de renda são: CRI, CRA e debêntures incentivadas.

Calcular alíquota do imposto de renda entre duas datas

Temos uma calculadora online da alíquota do imposto de renda com base na tabela regressiva, veja aqui.

Para aprender mais:

É muito importante para qualquer investidor entender os detalhes sobre como os investimentos de renda fixa funcionam, principalmente no momento de escolher um bom CDB, LCI e LCA considerando taxas, prazos e principalmente os riscos de cada instituição financeira. Para aprender mais detalhes sobre os diversos aspectos dos investimentos de renda fixa leia o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA.

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior