Gráfico atualizado dos Juros reais, acompanhado da Taxa Selic e Inflação (IPCA). Leia as orientações depois do gráfico:
No gráfico acima temos a linha azul que representa a Taxa Selic, a inflação acumulada nos últimos 12 meses (IPCA) na linha vermelha e os juros reais na linha preta. De forma simplificada podemos dizer que os juros reais representam os juros que sobram quando deduzimos a inflação (IPCA) da taxa básica de juros da nossa economia (Taxa Selic). Importante destacar que usamos a taxa Selic e não da meta da taxa Selic que é sempre ligeiramente maior que a taxa Selic efetiva.
Juros reais e seus investimentos
Você já deve saber que a Taxa Selic define a rentabilidade de diversos investimentos de renda fixa como Poupança, CDB, LCI e LCA que pagam juros pós-fixados e títulos públicos como o Tesouro Selic.
O Banco Central usa a Selic como instrumento para controlar a inflação e o crescimento econômico. Nos ciclos de alta da Taxa Selic os investimentos em renda fixa se tornam cada vez mais rentáveis e os de renda variável são desestimulados, pois juros altos desestimula a atividade econômica.
Nos ciclos de baixa da Taxa Selic os investimentos em renda fixa se tornam cada vez menos rentáveis. Ocorre uma maior demanda por investimentos de renda variável (ações, fundos imobiliários, ETFs etc.) Essa demanda frequentemente produz aumento da rentabilidade dos investimentos de maior risco e isso é perceptível para quem investe em ações através da análise técnica (veja como aprender). Juros baixos também motivam o crescimento econômico, vendas e lucros das empresas e isso é possível observar nos resultados das empresas que os investidores em ações estudam na análise fundamentalista (veja como aprender).
Um fator que poucos investidores observam é o efeito da inflação nos resultados dos investimentos. Pouco adianta ter uma Taxa Selic elevada se a inflação está igualmente elevada reduzindo o poder de compra do dinheiro investido. Por esse motivo, é fundamental prestar atenção nos juros reais, pois ele representa a rentabilidade que supera a inflação no período.
Quando a Taxa Selic está muito próxima da Inflação, os juros reais ficam tão baixos que os investimentos de renda fixa só conseguem reduzir parte da “degradação do poder de compra” do dinheiro que é gerada pela inflação no período. A busca por investimentos capazes de superar a inflação é o que efetivamente aumenta a riqueza dos investidores no longo prazo.
Calculadora de juros reais
Aqui no Clube dos Poupadores temos uma calculadora de juros reais (veja aqui) que desconta a inflação de qualquer taxa de juro informada por você. Utilize para verificar o juro real que você está recebendo acima de cada investimento que você realiza.
Simulador de Investimentos com Juros Reais
Também temos um completo simulador de investimentos com juros reais, visite aqui. Ele permite simular investimentos de longo prazo, como aqueles que realizamos pensando na aposentadoria ou independência financeira. O sistema simula investimento inicial e investimentos mensais. Você poderá simular o efeito da inflação na rentabilidade e a importância de manter o hábito de poupar e investir mensalmente. Será possível ver um gráfico com a evolução do seu patrimônio, juros reais e juros nominais.
Se você não tem um projeto pessoal para independência financeira ou aposentadoria recomendo a leitura do livro Independência Financeira e dos demais livros sobre investimentos para que você possa aprender a fazer seus próprios estudos em renda fixa (títulos públicos e privados), renda variável (ações e ETFs) e investimentos no exterior.