O rendimento dos títulos (bond yield) é a taxa de retorno dos títulos públicos de um país em uma determinada data de vencimento. O gráfico mostra as taxas de juros de títulos da forma como são estudadas por investidores estrangeiros que querem investir no Brasil. Temos títulos que vencem nos próximos 3 meses (BR3M). Já a linha BR6M vencem em 6 meses. BR1Y vencem em 1 ano. BR2Y vencem em 3 anos. BR3Y vencem em 3 anos e BR10Y vencem em 10 anos.

A linha BR3M nos mostra a expectativa do mercado para a taxa básica de juros nos próximos 3 meses, ou seja, nas próximas duas reuniões do COPOM, já que elas ocorrem a cada 45 dias. Essas taxas são referentes

O rendimento de títulos de países emergentes, como o Brasil, tendem a subir quando ocorre uma alta em títulos equivalentes de economias desenvolvidas como os dos EUA. Veja os rendimentos dos títulos dos EUA.

Rendimento de títulos vs. preço

Todos os títulos prefixados valem os mesmos R$ 1.000,00 na data de vencimento. O rendimento que o investidor terá no futuro só ocorre porque os títulos são vencidos com um desconto no presente. Quanto menor o preço que o investidor paga pelo título maior o rendimento que ele terá quando o preço do título atingir R$ 1.000,00 no vencimento. Diante disso, quando as linhas que aparecem no gráfico estão em alta isso significa que os rendimentos estão crescendo e consequentemente os preços dos títulos estão em queda. Já quando as linhas estão em queda isso significa que os preços dos títulos estão subindo já que as taxas estão caindo.

O que o rendimento de um título diz aos investidores?

Os rendimentos dos títulos tendem a subir quando existe um maior sentimento de risco por parte dos investidores, ou seja, os títulos ficam mais baratos e por consequência os ganhos até o vencimento do título ficam maiores. Geralmente esse sentimento é uma consequência de incertezas sobre o futuro ou a expectativa de deterioração dos indicadores econômicos como inflação e juros em alta no futuro.

Para o investidor, momentos de estresse no mercado, quando os preços dos títulos estão exageradamente baixos, pagando juros altos, são oportunidades para a compra de títulos. Já em momentos otimistas quando os preços dos título sobem muito e as taxas caem existe a oportunidade para venda dos títulos antecipadamente com maior ganho.

Investir em Títulos Públicos

Aprenda a conquistar as melhores rentabilidades da renda fixa através de títulos públicos que pagam juros fixos, títulos que fazem você lucrar quando os juros estão subindo, títulos que rendem mais quando a inflação dispara, títulos que depositam dinheiro na sua conta semestralmente e até títulos que valorizam enquanto os juros estão em queda livre. Aprenda a lucrar emprestando o seu dinheiro para o Tesouro do Governo Federal.