Gráfico atualizado com a relação entre a Taxa Selic e as taxas de juros longos que servem como base para a remuneração dos investimentos prefixados como CDB, LCI, LCA etc. Leia o artigo para entender como o gráfico funciona.

A linha vermelha no gráfico superior representa a meta da taxa Selic definida a cada 45 dias através das reuniões do Copom no Banco Central. A linha azul representa a taxa de juros longos ou juros futuros que vencem nos próximos 10 anos. A linha violeta representa os juros que vencem em 2 anos. Essas taxas longas que vencem nos próximos anos influenciam os preços e as taxas dos títulos públicos prefixados e títulos emitidos por bancos (CDB, LCI, LCA etc).

As barras laranja no gráfico inferior representam a inflação (IPCA) acumulada nos últimos 12 meses.

Como os juros longos prefixados são definidos pela própria oferta e demanda dos investidores por investimentos prefixados eles geralmente antecipam o movimento da taxa Selic que é ditada por um comitê de técnicos do Banco Central (Copom).

Quando o mercado (conjunto de todos os investidores) entende que teremos uma trajetória de alta da inflação e consequentemente da taxa Selic os preços e as taxas de longo prazo tendem a se ajustar a essa expectativa. Se existe a expectativa de inflação e juros mais elevados as taxas longas tendem a se elevar. Quando existe a expectativa de inflação e juros em queda as taxas longas tendem a cair.

Melhore o resultado da sua carteira de investimentos de renda fixa e variável, conheça o livro sobre como Como Montar Carteiras de Investimentos. Conheça as melhores técnicas para o investimento em títulos públicos (livro) e investimento em CDB, LCI e LCA (livro).

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior