Gráfico da Meta para a Taxa Selic e eventos históricos
Logo abaixo temos a Meta da Taxa Selic nas últimas décadas com a sinalização de trocas de governo.
Histórico da Meta para a Taxa Selic:
A meta para a taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Banco Central através das reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária).
A probabilidade para o resultado da próxima reunião do Copom pode ser estuda através das opções do Copom (veja aqui).
O principal objetivo do Copom é definir a meta da Taxa Selic e divulgar o Relatório de Inflação. A taxa de juro fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê.
Os comunicados das decisões do Copom são divulgados após o término da segunda sessão da reunião ordinária, a partir das 18h. As atas do Copom, em português, são divulgadas às 8h00 da terça-feira da semana posterior a cada reunião, dentro do prazo regulamentar de seis dias úteis.
Já as apresentações técnicas de conjuntura referentes ao primeiro e segundo dia de reunião são disponibilizadas, respectivamente, após 4 e 8 anos.
Investir em Títulos Públicos
Aprenda a conquistar as melhores rentabilidades da renda fixa através de títulos públicos que pagam juros fixos, títulos que fazem você lucrar quando os juros estão subindo, títulos que rendem mais quando a inflação dispara, títulos que depositam dinheiro na sua conta semestralmente e até títulos que valorizam enquanto os juros estão em queda livre. Aprenda a lucrar emprestando o seu dinheiro para o Tesouro do Governo Federal.