Acompanhe os gráficos atualizados diariamente com os preços e taxas dos títulos Tesouro Prefixado e Tesouro Prefixado com juros semestrais.

Gráfico de preços e taxas do Tesouro Prefixado

Gráfico de preços e taxas do Tesouro Prefixado com juros semestrais

Existem títulos Tesouro Prefixados que pagam juros semestrais. O preço do título sofre variações no decorrer do investimento e por esse motivo o valor recebido semestralmente pode sofrer variações.

Como funciona o Tesouro Prefixado

O Tesouro Prefixado é um título público vendido pelo Tesouro Direto que remunera o investidor através de uma taxa de juro fixa. Mas para receber essa remuneração contratada no momento da compra do título Tesouro Prefixado é necessário que o investidor fique com o título até a sua data do seu vencimento. Se por algum motivo o investidor resolver vender o título adquirido antes do vencimento (antecipadamente) ele receberá o valor do título que estiver em vigor no momento. Este valor pode ser maior ou menor do que o contratado no momento da compra do título.

Antes do vencimento, o preço do título Tesouro Prefixado diminui quando a taxa de juro aumenta e aumenta quando a taxa de juro diminui. Por essa característica alguns investidores compram títulos públicos como o Tesouro Prefixado para realizar a venda antes do vencimento por acreditarem que estão comprando o título por uma taxa elevada e que ela deverá cair nos próximos meses ou anos, gerando uma possibilidade de venda antecipada.

Dessa forma, podemos dizer que o Tesouro Prefixado só apresenta uma remuneração fixa quando o investidor fica com o título até o seu vencimento. Para a venda antes do vencimento o título se comporta como se fosse um investimento de renda variável, com seu preço aumentando ou diminuindo dependendo das expectativas sobre o juro futuro.

Para aprender a investir no Tesouro Prefixado com e sem juros semestrais com objetivos de longo ou de curto prazo leia o livro Como Investir em Títulos Públicos. O livro acompanha diversas ferramentas, planilhas e simuladores para investidores.

Investir em Títulos Públicos

Aprenda a conquistar as melhores rentabilidades da renda fixa através de títulos públicos que pagam juros fixos, títulos que fazem você lucrar quando os juros estão subindo, títulos que rendem mais quando a inflação dispara, títulos que depositam dinheiro na sua conta semestralmente e até títulos que valorizam enquanto os juros estão em queda livre. Aprenda a lucrar emprestando o seu dinheiro para o Tesouro do Governo Federal.

Leitores inscritos no Clube dos Poupadores recebem um aviso quando conteúdos como este são lançados ou atualizados. Inscreva-se gratuitamente e receba nossas atualizações. Preencha o formulário abaixo e depois confirme sua inscrição através do e-mail que enviaremos para você.

Inscreva-se para receber nossos artigos por e-mail gratuitamente.