Gráfico atualizado diariamente:
A linha USYC5Y2Y representa a relação entre a taxa de juros de títulos públicos prefixados dos EUA com vencimento em 5 anos e 2 anos. USYC10Y2Y é a relação entre vencimentos de 10 anos e 2 anos. USYC30Y2Y é a relação entre vencimentos de 30 anos e 2 anos.
Quando os valores são negativos isso significa que temos uma inversão da curva de juros nos EUA, ou seja, os títulos prefixados com vencimentos curtos (2 anos) pagam taxas de juros maiores que os vencimentos mais longos (5, 10 e 30 anos).
Geralmente valores negativos, que equivale a curva invertida, são vistos como um sinal de crise ou recessão econômica nos próximos meses ou no máximo dentro 1 ou 2 anos.
Observe que as crises na década de 80, crise no ano 2000, crise de 2008 e até mesmo a crise de 2020 ocorreram após a inversão da curva de juros nos EUA. Girando o scroll do seu mouse sobre o gráfico acima é possível aproximar ou afastar para obter mais dados.
Outra forma de estudar as crises e a curva de juros está na relação entre os títulos com vencimento em 10 anos e com vencimento em 3 meses como mostra o gráfico atualizado:
As áreas cinzentas representam crises econômicas. Quando a linha fica negativa temos um sinal de que é possível que ocorra alguma crise econômica alguns meses ou poucos anos depois.
Veja alguns exemplos mostrando que a inversão da curva sempre sinaliza início de recessão com títulos de 2 e 10 anos. As recessões estão representadas pela área cinza sobre o gráfico.
Aprenda a investir no Exterior
Esta é a sua porta de entrada para o mercado financeiro global. Tudo em um único livro: aprenda a investir em ações, fundos imobiliários (REITs) e ETFs de renda fixa, variável, de moedas e commodities. Aprenda a abrir uma conta no exterior, enviar recursos para investir e recolher impostos sobre os ganhos. Receba dividendos e ganhos em moeda forte (dólares) enquanto mantem parte do seu patrimônio protegido dos problemas políticos e econômicos do Brasil.