BR10Y representa a taxa de juros de títulos públicos prefixados com vencimento em 10 anos.
BZSTSETA representa a taxa básica de juros da economia (Taxa Selic).
BZPIIPCY é a inflação acumulada nos últimos 12 meses.
BZGDYOYPCT é a taxa de crescimento do PIB nos últimos 12 meses.
De forma simplificada, o esquema funciona assim:
Os governos tendem a estimular a economia de forma artificial aumentando gastos públicos, oferecendo crédito, subsídios, estímulos etc. O processo muitas vezes equivale a criar dinheiro a partir do nada.
Isso produz inflação que equivale ao enfraquecimento da moeda. Se existe muito dinheiro criado a partir do nada e poucos produtos e serviços disponíveis (que são as verdadeiras riquezas) o dinheiro (que é apenas um meio de troca) fica enfraquecido e se torna incapaz de manter seu poder de compra. A inflação produz um empobrecimento generalizado no país, principalmente da maioria da população que não tem os conhecimentos e os meios necessários para proteger o seu patrimônio da inflação.
Então o governo resolve tirar esse dinheiro em excesso de circulação elevando os juros. Isso funciona como um freio na atividade econômica que era baseada em empréstimos, financiamentos, gastos públicos, juros artificialmente baixos etc. Muitos negócios ineficientes são fechados.
O dinheiro mais escasso, para de perder o seu poder de compra como antes, ou seja, a inflação tende a desacelerar. Com isso os governos podem iniciar um novo ciclo de estímulos e interferências na economia.
Nesse esquema ganha quem entende como isso funciona e perde quem não entende.
Invista na sua educação financeira.