Gráfico atualizado mensalmente do Índice de Confiança Empresarial (ICE) e o gráfico comparando o Índice de Confiança Empresarial com o Índice Bovespa.

Índice de Confiança Empresarial (ICE):

Veja nesse artigo a relação que existe entre o desempenho da Bolsa e a confiança dos empresários medida pelo Índice de Confiança Empresarial da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE). (fonte).

Índice de Confiança Empresarial x Índice Bovespa:

Existe uma clara relação entre a confiança do empresário (área azul) e os resultados do Índice Bovespa (linha roxa). Movimente a roda do mouse (scroll) sobre o gráfico para aproximar e observar os detalhes mais recentes do movimento.

É interessante observar o comportamento do Índice de Confiança Empresarial por um motivo simples. O que aumenta ou diminui a confiança dos empresários são os resultados de suas empresas e as informações que eles podem acessar diariamente sobre o mercado onde atuam.

Eles estão em contato direto com clientes, fornecedores, concorrentes, consultorias e os resultados de suas empresas como as vendas, lucros e prejuízos.

Nós que somos pequenos investidores só conhecemos os resultados das empresas quando estão consolidados e são apresentados nos balanços divulgados trimestralmente. Mesmo assim, nem todos os pequenos investidores possuem conhecimentos e ferramentas como as que descrevo detalhadamente no livro sobre análise fundamentalista para acompanhar os resultados das empresas de forma consolidada e organizada.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) agrega os dados das sondagens da Indústria de Transformação, Serviços, Comércio e Construção. Os segmentos cobertos pelas pesquisas representam mais de 50% da economia nacional.

Outro número que podemos acompanhar é o índice de confiança do consumidor. Os consumidores são impactados pela inflação, renda, juros, desemprego, câmbio e todas as variáveis da economia. Uma maior confiança leva o consumidor a gastar mais e elevar vendas e lucros das empresas que por sua vez influencia o nível de confiança dos empresários.

Aqui no Clube temos uma página onde você pode acompanhar a confiança dos consumidores, veja aqui.

Em todos os meus livros eu sempre falo sobre esses e outros indicadores que podemos acompanhar como pequenos investidores. Conheça todos os meus livros sobre investimentos.