Gráfico atualizado com a curva de juros formada pelas taxas de títulos públicos prefixados no fechamento do dia negociados no mercado secundário. Passe o mouse sobre o gráfico para ver as taxas para cada prazo em dias úteis.
No eixo vertical temos taxas de juros anuais (%). No eixo horizontal do gráfico temos número de dias úteis onde um ano equivale a 252 dias úteis. Exemplo de leitura: um número como 10.5900 equivale a uma taxa de juros anual de 10,59%.
A curva de juros também é chamada de ETTJ (Estrutura a Termo das Taxas de Juros Estimada). Ela é calculada e divulgada pela Anbima diariamente (fonte) com base nas taxas dos títulos públicos negociados no mercado secundário.
A premissa básica para estimação das curvas de juros é a de que o preço de um título de renda fixa é igual ao fluxo de caixa futuro prometido pelo emissor, trazido a valor presente por uma função desconto. Como os títulos utilizados são títulos públicos (emitidos pelo Governo Federal), o risco de crédito é o mesmo para todos os títulos e por isto ele já está incorporado nos juros.
Embora não exista título público com vencimento para todos os dias o método calcula uma taxa equivalente para vencimentos em todos os dias.
Este modelo é amplamente utilizado por diversos bancos centrais por tratar-se de uma forma funcional simples que descreve toda a estrutura temporal das taxas de juros com um pequeno número de parâmetros.
O Tesouro Direto, onde as pessoas físicas compram e vendem títulos públicos, utiliza os preços e as taxas de juros dos títulos negociados no mercado secundário e os contratos de DI futuro para definir as taxas e preços dos títulos públicos que oferece.
A curva de juros também influencia nos preços e taxas dos títulos privados de renda fixa como CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, debêntures etc.
Conheça os tipos de curva de juros visitando aqui. Conheça a curva de juros oferecidos em títulos indexados ao IPCA. Viste o gráfico da Inflação Implícita que é a diferença entre os juros nominais (prefixados) e juros reais (de títulos indexados ao IPCA). Veja todos os gráficos de curva de juros.
Aprenda mais sobre como investir em títulos públicos, títulos emitidos por bancos e outros investimentos através dos nossos livros: