Esse é o Ranking Mundial de Juros Reais atualizado mensalmente com a participação das maiores economias do mundo.

Participam do ranking os países que estão entre as maiores economias do mundo. A tabela é atualizada semanalmente.

Juros Reais dos Países

O cálculo dos juros reais utiliza a meta da taxa básica de juros de cada país (equivalente a Taxa Selic que temos no Brasil) com o desconto da inflação dos últimos 12 meses divulgada por cada país.

Exemplo: para calcular os juros reais no Brasil o cálculo utiliza a meta da Taxa Selic definida pelo COPOM e o último IPCA (12 meses) divulgado pelo IBGE.

A fórmula utilizada é:

Conheça nossa calculadora de juros reais. Conheça o gráfico com o histórico dos juros reais no Brasil. Utilize o nosso simulador de investimentos com juros reais. Conheça o gráfico com a curva de juros reais projetada com base nos juros pagos em Títulos IPCA+ (NTN-B).

Classificação de Risco

A classificação de risco (rating) soberano é um tipo de nota atribuída por instituições especializadas em análise de crédito conhecidas como “agências classificadoras de risco“. Elas avaliam a capacidade e a disposição de um país em honrar, pontual e integralmente, os pagamentos de sua dívida. Essas notas são muito utilizadas pelos investidores já que fornecem uma opinião, que se espera ser independente, a respeito do risco de crédito da dívida do país analisado.

Veja o formato das notas utilizadas pelas três principais agências.

Veja um mapa do mundo com a classificação de risco de investimento em diversos países.

Aprenda a investir utilizando essas e outras informações. Leitura recomendada: