Gráfico DI 2030 (DI1 Futuro) atualizado para análise técnica:
O estudo do gráfico de contratos de juros futuros pode ser utilizado pelo investidor de renda fixa e renda variável. Na renda fixa ele é útil para a análise do comportamento dos juros, principalmente por quem investe em títulos públicos prefixados (Tesouro Prefixado), indexados pelo IPCA (Tesouro IPCA) com o objetivo de venda antecipada do título e ETFs de renda fixa.
Para aprender sobre estratégias de investimento em títulos públicos leia este livro aqui. Para aprender a investir em ETFs de renda fixa e variável conheça este outro livro.
O estudo gráfico dos juros futuros também é útil para o investidor de renda variável como ações, fundos imobiliários e ETFs.
A alta dos juros pode sinalizar expectativas negativas com relação ao futuro da economia como: aumento da inflação no futuro que, por consequência, resultaria em alta dos juros no futuro. Juros em alta prejudicam o consumo, prejudicam o desempenho das empresas e a demanda por ações e fundos imobiliários. Para aprender a investir em ações por análise fundamentalista leia este livro aqui.
O gráfico acima possui todas as ferramentas de análise técnica. Ele já está configurado com a média móvel exponencial de 9 períodos, que no gráfico diário representa a média dos últimos 9 dias.
Grandes investidores, como fundos e bancos, negociam contratos futuro de DI que refletem a taxa média (Taxa DI) que teremos em uma data de vencimento no futuro. Como cada contrato vale R$ 100 mil na data de vencimento e a negociação mínima é de 5 contratos (totalizando R$ 500 mil), o investimento em juros futuros se limita aos grandes investidores que normalmente os utiliza como proteção ou gerenciamento de risco.
Para investir em ações através da análise técnica recomendo o livro Como Investir em Ações: Análise Técnica.