Este é o gráfico da variação anual (últimos 12 meses) atualizado dos preços dos imóveis anunciados que faz parte do Índice FipeZap Residencial. O FipeZap foi o primeiro índice de preço com abrangência nacional que acompanha os preços médios de venda e locação de imóveis residenciais e comerciais no Brasil. O gráfico abaixo é a variação mensal do índice. Para ver o gráfico de variação mensal do FipeZap clique aqui.

Como ler o gráfico:

Cada ponto no gráfico possui um número percentual que é a variação dos preços dos imóveis residenciais anunciados (venda) no Brasil dos últimos 12 meses. Exemplo: o valor que aparece em 10/2021 é de 5.17xxxxx e ele nos diz que nos últimos 12 meses (entre 10 de 2020 e 10 de 2021) o índice FipeZap, que representa as variações dos preços dos imóveis no Brasil, aumentou 5,17%.

Quando a linha do gráfico acima está em tendência de alta isso significa que os preços dos imóveis residenciais anunciados (apartamentos prontos), na média, estão subindo no Brasil com taxa de crescimento cada vez maior.

Quando a linha está lateralizada, mas com valores positivos, os preços estão subindo mas mantendo uma taxa estável de crescimento.

Quando a linha está em queda, mas com valores positivos, os preços dos imóveis anunciados estão subindo, mas a uma taxa cada vez menor. Temos a ideia de que a alta dos preços está perdendo sua força.

Se os valores forem negativos e em queda os preços dos imóveis estão caindo a taxas cada vez maiores.

O índice FipeZap é muito utilizado por quem investe em imóveis. Para aprender a investir em imóveis recomendo a leitura do livro Como Investir em Imóveis (clique aqui).

Como o índice é calculado:

O Índice FipeZap foi o primeiro índice de preços anunciados de imóveis residenciais no Brasil. O Índice FipeZap utiliza como fonte de dados os anúncios de venda ou locação de imóveis prontos (apartamentos prontos) que estão cadastrados no site Zap Imóveis. São quase um milhão de anúncios válidos para venda de apartamento, apenas nas cidades para quais os índices são calculados. Os imóveis cadastrados nos sites podem ser anunciados por imobiliárias, corretores ou pessoas físicas. As imobiliárias decidem anunciar parte ou a totalidade dos imóveis que possuem em carteira e publicam as ofertas no site.

Os dados utilizados mensalmente contêm informações sobre: tipo de transação (locação ou venda), tipo de imóvel (apartamento, casa, terreno, comercial, entre outros), UF, cidade, bairro, distrito, número de dormitórios, valor total (R$), área útil (m²), preço por metro quadrado (R$/m²), latitude e longitude. Os dados são filtrados inicialmente para retirar anúncios duplicados (fonte). O gráfico foi construído utilizando dados oferecidos aqui.

Aprenda a investir em imóveis

Diversas estratégias para ganhar dinheiro no mercado imobiliário através de imóveis novos, usados, casas, apartamentos, flats, imóveis comerciais, loteamentos e terrenos para gerar ganho de capital com a valorização ou gerar renda passiva recorrente com aluguéis. Você verá que o mercado oferece grandes oportunidades até durante crises econômicas para os que estiverem preparados. Leitura ideal para o pequeno investidor de imóveis.