Veja o gráfico atualizado e o histórico do INCC-DI – Mão-de-Obra (Índice Nacional de Custo da Construção) que mede as variações dos custos da construção civil com variações no custo de mão-de-obra.

Gráfico do INCC-DI Mão-de-Obra mensal


Dicas: a linha laranja representa o INCC médio dos últimos 20 meses. Com essa média é possível saber quando o INCC do mês está acima ou abaixo da média histórica. A trajetória da linha laranja também nos diz se a inflação está em tendência de alta ou baixa no decorrer dos meses. Devido aos reajustes de salários da construção civil, todos os anos o INCC apresenta uma forte alta no meio do ano.

O que é o INCC-M

O INCC mede a variação dos preços e custos da construção civil. Ele é muito utilizado para reajustar os preços, parcelas e prestações de imóveis vendidos na planta. O cálculo do INCC utiliza preços de materiais, equipamentos, serviços e mão-de-obra coletados em 7 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. O mercado imobiliário e o setor de construção utilizam o INCC como um termômetros do nível de atividade da economia.

Tabela Histórica do INCC-DI Mão-de-Obra mensal

Essa tabela mostra o INCC-DI Mão-de-Obra dos últimos 24 meses. O campo “Valor” está em porcentagem. Para acessar a tabela completa, de 1994 até os dias de hoje, visite aqui.