Clique na imagem acima para assistir ao vídeo.

A Dona Rita Graczyk é uma ex-empregada doméstica que conquistou a independência financeira fazendo faxina.

Graças ao conhecimento que acumulou de forma prática durante a vida, sobre educação financeira e finanças, ela mora em um belo apartamento próprio, quitado, com vista para o mar.

É claro que você não precisa seguir os mesmos caminhos da Dona Rita, mas você pode aproveitar e praticar alguns dos seus sábios ensinamentos.

Fiz um resumo das dicas deixadas por ela no vídeo:

Ensinamento 1: Dona Rita gostar do que se faz. Ela declara que adora trabalhar e por isto sempre trabalhou com capricho e boa vontade. Inevitavelmente isto a tornou uma faxineira muito requisitada pelos clientes. Se você faz o que não gosta por dinheiro é muito provável que tenha dificuldade para atingir a excelência da Dona Rita. Seus chefes ou seus clientes vão perceber que você não está no lugar certo e isso fará diferença na sua capacidade de ganhar dinheiro.

Ensinamento 2: Dona Rita está comprometida com a alta produtividade. Seu trabalho era feito com eficiência, ou seja, utilizando os recursos que tinha, da melhor forma possível, sem desperdício de tempo. Com isto Dona Rita conseguia facilmente fazer 14 faxinas por semana. Você precisa avaliar se está fazendo mais gastando menos tempo e fazendo menos esforço. Pessoas produtivas se destacam entre as demais e isso pode resultar em aumento nos seus ganhos.

Ensinamento 3: Dona Rita sempre foi para o trabalho a pé. Não se sentia mal por isto, afinal de contas ela estava fazendo aquilo que as pessoas pagam caro para fazer nas academias. Ela estava poupando dinheiro do transporte e ao mesmo tempo fazendo atividade física sem gastar nada com academia. Você não precisa fazer o mesmo, mas pode refletir sobre os custos fixos anuais com transporte e outras áreas.

Ensinamento 4: Dona Rita nunca pagou juros para bancos. Nunca comprou nada financiado, parcelado ou fez empréstimos. Toda riqueza que a maioria das pessoas passam a vida transferindo para os bancos, em forma de juros, a dona Rita economizou e hoje desfruta.

Ensinamento 5: Dona Rita fez investimentos de longo prazo. Comprou terrenos em áreas desvalorizadas da cidade e esperou a valorização. Esta estratégia é muito utilizada por quem planeja aposentadoria e eu falo sobre ela no meu livro Como Investir em Imóveis. Você não precisa investir em imóveis, mas deve refletir sobre investir em bens que se valorizam com o tempo. Não precisa ser algo físico. Existem investimentos financeiros que se valorizam.

Ensinamento 6: Dona Rita se preocupou com a criação de renda passiva. Uma das formas é através dos aluguéis de imóveis, mas existem muitos investimentos que também geram renda passiva através do pagamento de juros, dividendos ou mesmo ganho de capital.

Ensinamento 7: Dona Rita nunca gastou mais do que tinha. Só compra à vista e sempre pede desconto.

Ensinamento 8: Dona Rita não liga para as tendências da moda. Ela compra roupa boa, pagando mais caro, só que tem cuidado com a roupa para que ela dure mais e com isto não precise comprar novas roupas com tanta frequência. Isso é a base do minimalismo. Investir mais nas coisas que importam para você e que devem ter maior qualidade e não maior quantidade.

Ensinamento 9: Dona Rita percebeu que poupar é mais importante do que ganhar muito dinheiro, principalmente se o objetivo é acumular patrimônio no longo prazo. Quem precisa de muito dinheiro é quem gasta muito. Quem poupa muito só precisa de paciência. Não importa quanto você ganha, o importante é como você poupa e como investe o que poupou.

Ensinamento 10: Dona Rita sente o prazer de quem compra as coisas depois de ter lutado por elas. A emoção de comprar um bem através do esforço e sacrifício é infinitamente maior do que o prazer de comprar assumindo uma enorme dívida. Também valorizamos e nos alegramos mais com as coisas que conquistamos com sacrifício e esforço próprio.

Por curiosidade eu pesquisei que o sobrenome de dona Rita (Graczyk) é muito comum na Polônia e raro no Brasil. Provavelmente ela carrega esses conhecimentos dos seus ancestrais e os recebeu através da educação e da cultura do seu povo.

Se você não recebeu esse tipo de educação sobre o trabalho, poupança e investimento da sua família, precisa fazer algo para mudar a sua realidade e talvez impactar positivamente os seus filhos, netos e futuras gerações.

Nem todas as pessoas querem ou podem se esforçar para conquistar a independência financeira completa, mesmo assim é importante atingir algum nível de independência antes que seja tarde.

Quanto antes você adquirir conhecimentos para planejar a sua vida financeira para investir, melhor será.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior