Clique para assistir ao vídeo e leia o artigo sobre as cinco fases da vida:
Cada fase é uma preparação para a próxima.
Na fase 1 você é totalmente dependente dos seus pais.
Que você tenha tido a sorte de nascer em uma família capaz de te acolher e de investir no seu desenvolvimento. Na falta de sorte, que exista a força para superar as dificuldades.
Na fase 2 você começa a tomar decisões que vão impactar a fase 3, como a escolha de uma profissão.
É nessa fase que muitos “jovens de sorte” jogam no lixo boas oportunidades oferecidas pelos pais. Também é aqui que muitos jovens que não tiveram sorte na fase 1 acabam superando as dificuldades amadurecendo antecipadamente. Você certamente conhece histórias dentro da sua família de pessoas que superaram essas dificuldades.
A fase 3 é muito importante. Você precisa crescer profissionalmente enquanto poupa e investe para iniciar a formação do seu patrimônio.
Se você falhar na fase 3 terá dificuldades na fase 4. Muitos jovens adultos se perdem nessa fase. Tentam prolongar a fase anterior. Podem demorar muito para assumir as responsabilidades dessa fase. Nem todos entendem a importância dela e tentam desfrutar algo que ainda não podem colher.
Se falhar na fase 3 e 4 provavelmente terá problemas financeiros na fase 5.
O final da fase 4 e toda a fase 5 são tempos de colheita dos frutos que foram plantados.
É claro que existem exceções para esse “padrão” apresentado no vídeo. Você é livre para fazer as suas escolhas e criar a sua própria vida.
O importante é não esquecer que a natureza vai impor o seu fluxo. Existe o tempo de plantar, tempo de crescer, tempo de frutificar e de colher. Você só não pode tentar colher o que não plantou.
Você precisa entender onde você está neste momento nessas fases da vida e que em breve será empurrado pela vida para a próxima fase. Ela não se importa se você está ou não preparado(a).
Para cada tempo existem decisões relacionadas com a geração de renda (trabalho), poupança e investimentos (ganhar, poupar e investir).
Dependendo dessas decisões as coisas podem ser mais fáceis ou mais difíceis na sua vida.
Outro ponto que não podemos esquecer é que a vida é um investimento de risco onde não existem garantias de permanencia.
Na animação no início do artigo, o personagem terminou sua participação nessa vida na fase 5, mas todos os dias existem pessoas que partem na fase 1, 2, 3 e 4. Desfrute durante o caminho.
Esse artigo foi produzido pensando nos mais jovens e nos que estão dispostos a recuperar o tempo perdido (nunca é tarde para aprender).
Compartilhe entre as pessoas que você gosta.
Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente:
Deixar um comentário