Um ritual que você deveria adotar para o início de cada ano é o da “grande limpeza” para recuperar ou ganhar mais tempo e disposição para as coisas que importam. Imagine como seria saudável para a sua vida financeira começar o ano limpando tudo aquilo que faz você perder tempo, dinheiro e sua disposição. Tempo e dinheiro poupado é tempo e dinheiro ganho para ser utilizado de formas mais proveitosas. Disposição poupada é energia que você pode investir em atividades que podem melhorar sua vida.

Em países como o Japão existe a tradição da “grande limpeza” que eles chamam de o-souji (の掃除). No final do ano ou no início do ano eles dedicam um tempo purificando os ambientes onde vivem como a casa e o trabalho, mas atualmente podemos estender esse ritual para o ambiente on-line. Podemos focar essa limpeza em tudo que possa trazer de volta nosso tempo, dinheiro e disposição.

Limpeza de despesas fixas

Pegue a fatura do seu cartão de crédito e o seu extrato bancário e localize todas as despesas fixas que você possui, ou seja, tudo que foi pago mensalmente ou descontado por débito ou no cartão de crédito de forma automática todos os meses. Um exemplo seriam os serviços por assinatura que pagamos sem usar. Veja quais serviços podem ser cancelados por terem perdido a importância ou por você não ter tempo de utilizar. Pequenos pagamentos mensais podem representar valores significativos no decorrer de vários anos. Certamente você tem coisa melhor para fazer com esse dinheiro se estiver sendo desperdiçado.

Limpeza de investimentos

Avalie os investimentos que você fez nos últimos anos e que ainda estão na sua carteira. Veja se são investimentos que ainda fazem sentido diante das mudanças ocorridas no último ano. Tenha o cuidado de não criar relações emocionais com os seus investimentos. Manter um investimento significa “recomprar” esse investimento todos os dias, ou seja, ao não fazer nada diante de um determinado investimento equivale a refazer esse investimento como se ele ainda fosse um bom investimento diante de outras possibilidades oferecidas pelo mercado.

É muito comum que as pessoas cultivem uma espécie de “cemitério de investimentos”, ou seja, elas vão acumulando investimentos ruins no decorrer de vários anos e nunca mais se desfazem deles mesmo quando entregam resultados ruins e imobilizam um dinheiro que poderia ser utilizado de outra forma agora.

Então reavalie quais investimentos que você tem que você voltaria a fazer se fosse hoje, pois ao manter um investimento você está, na prática, refazendo esse investimento.

Para aprender mais sobre os diversos tipos de investimentos recomendo os meus livros.

Limpeza dos aplicativos de celular

Dedique alguns minutos para desinstalar todos os aplicativos que você não utiliza no seu celular. Esses aplicativos gastam energia da bateria, memória e fazem você acreditar que precisa comprar um celular novo. Você também deve desligar as notificações que não importam. Praticamente todos os aplicativos passam o dia inteiro notificando você sobre coisas que não interessam e isso consome o seu tempo e atenção. Quando receber a próxima notificação no celular toque sobre a notificação e mantenha a tela pressionada até aparecer as opções que permitem desligar a notificação.

Limpeza nas redes sociais

Durante as próximas semanas comece a reavaliar todas as pessoas e canais que você segue nas redes sociais como Instagram, Youtube, Twitter, Whatsapp, Facebook etc. Deixe de seguir todos que geram conteúdos que não são mais do seu interesse ou que só faz você perder tempo e disposição.

Entenda o seu tempo como um recurso limitado. Considere que você tem uma quantidade limitada de disposição durante o dia. Se você gasta muito tempo nas redes sociais e termina o dia com a mente cansada é possível que esteja gastando energia mental se envolvendo com notícias, problemas e assuntos que fogem da sua responsabilidade e controle.

As pessoas e as instituições que estão nas redes sociais querem gastar o seu tempo e a sua atenção com a agenda delas. Geralmente perdemos tempo quando nos envolvemos com questões que fogem da nossa responsabilidade e poder de ação. Essas questões fazem parte da agenda de outras pessoas e com isso nos falta tempo para cuidar da nossa própria agenda.

Existem coisas que dependem de nós e coisas que não dependem de nós. Tente separa isso e focar no que depende de você. Devemos gastar mais tempo nos envolvendo com as soluções dos nossos problemas na busca de uma vida melhor. Gastar tempo com os problemas que nos chegam nas redes sociais, que não estão relacionados com a nossa vida, significa gastar tempo e energia com a agenda dos outros. Não se sinta culpado(a) por se preocupar com a sua própria vida, pois só você pode fazer isso por você. 

Limpeza dos e-mails

No final de todos os e-mails que você recebe de empresas e de influenciadores existe uma opção para descadastrar o seu e-mail para deixar de receber mensagens. Comece a avaliar todas as mensagens que você recebe por e-mail. Provavelmente você recebe muito conteúdo por e-mail que não é relevante e as mensagens relevantes ficam perdidas.

Limpeza de grupos

Não existe nada mais prejudicial do que participar de grupos, como os que existem no Whatsapp, com várias pessoas que não possuem nada melhor para fazer com o tempo delas e acabam ocupando o seu tempo. Aproveite o início do ano para sair de todos os grupos do Whatsapp que fazem você perder tempo, bateria e espaço do seu celular. Você não precisa inventar desculpas, basta falar a verdade sem entrar em detalhes. Você pode falar que vai se afastar de todos os grupos do Whatsapp para dedicar mais tempo para alguns projetos ou alguns estudos e o celular acaba tirando sua atenção.

Limpeza de coisas

Tire as coisas sem utilidade da sua vida. Abra o seu guarda-roupa, suas gavetas e armários e comece a se desfazer de tudo que só ocupa espaço. Considere que o espaço da sua casa também é um recurso limitado que pode ser economizado. O espaço tem seu custo em uma moradia, pois muitas vezes as pessoas gastam mais dinheiro vivendo em imóveis maiores por acumularem muitas coisas sem utilidade. Todas as coisas que temos também gastam o nosso tempo e a nossa atenção. Você gasta tempo limpando e organizando as coisas e esses recursos são limitados. Você gasta parte da sua disposição quando tem muitas coisas para cuidar, organizar e limpar. Menos coisas significa mais espaço, mais tempo livre e mais disposição para usar da melhor forma.

Passe essa ideia para frente

Quando aplicar “a grande limpeza” e colher resultados, compartilhe seu testemunho entre os seus amigos e parentes. Isso motivará a mudança. Quanto todas as pessoas gastarem mais tempo cuidando das coisas que elas podem resolver e mudar, o mundo se tornará melhor para todos. Se cada um “limpar” sua própria vida, teremos um mundo mais produtivo, mais positivo e proveitoso. Teremos mais sobra de tempo, dinheiro e disposição para o que é importante.

Aproveite o tempo e a disposição que você irá economizar e invista no seu conhecimento sobre investimentos. Conheça nossos livros.

Se você quiser aprender mais sobre investimentos e educação financeira acompanhe os artigos que escrevo semanalmente aqui no Clube dos Poupadores. Eu aviso todos os leitores inscritos quando existem novidades. Para se tornar um leitor inscrito gratuitamente basta preencher o formulário e depois confirmar sua inscrição através do e-mail que enviarei para você.

Informe o seu e-mail:

Aprenda a investir:

Livros que escrevi para ajudar você a melhorar os seus resultados financeiros:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior