1) Tempo é um recurso igualmente distribuído. Todos nós temos as 24h de tempo por dia.

2) Não existe nada mais valioso do que o seu tempo. Já que você não pode comprar mais tempo e não pode guardar tempo, a única opção que existe é usar o seu tempo.

3) O que realmente difere você das outras pessoas é o que você faz com o seu tempo. O que você faz com ele depende das suas escolhas que por sua vez depende das suas prioridades. Nem sempre todas as pessoas possuem o conhecimento necessário para fazer boas escolhas e definir boas prioridades.

4) O que você priorizou fazer nas suas últimas 24 horas? Com certeza suas prioridades são diferentes das minhas que são diferentes das prioridades alheias. O sucesso pessoal, profissional e financeiro das pessoas depende das suas prioridades, depende daquilo que estão fazendo com o próprio tempo. O que você considera mais importante no seu dia? O que é prioritário para você?

5) Das horas que você fica acordado, quanto tempo você está gastando para manter sua vida sem mudanças? Quanto tempo gasta para mudar a sua realidade? Quanto tempo você literalmente joga fora todos os dias?

6) Anote durante 7 dias a quantidade de tempo que você gasta em cada atividade. Anote todas as atividades como assistir televisão, dirigir, acessar redes sociais, trabalhar, arrumar a casa etc. Depois tente estimar quanto tempo você gasta por ano com coisas que não são importantes e com as coisas importantes. Talvez você leve um grande susto.

7) Uma forma de aumentar o nosso tempo livre é aumentando a nossa produtividade. Devemos fazer mais consumindo menos tempo. Devemos desperdiçar menos tempo e aproveitar ao máximo o pouco tempo que temos para fazer aquilo que realmente importa e que fará diferença na nossa vida. O resto não importa.

8) Não falta tempo para quem define prioridades e para de jogar tempo fora com o que não é importante. Essas pessoas sabem gerenciar o tempo que possuem, conseguem priorizar aquilo que realmente importa. Desta forma, podemos usar nosso tempo para produzir mais no trabalho, nos estudos e na nossa vida pessoal sem que uma coisa comprometa a outra.

9) É possível produzir o dobro trabalhando menos? Sim, isto é possível e o segredo está em 3 palavras:

  • Foco
  • Eficiência
  • Estratégia

10) Você precisa definir quais são as prioridades da sua vida que merecem focar seu tempo e o seu esforço. Precisa descobrir que tipo de distrações está impedindo você de ter tempo e energia para aquilo que realmente importa. É fundamental aprender a eliminar esses desperdícios.

11) Dedicar o mesmo esforço e tempo e colher o dobro de resultados significa elevar nossa produtividade. No Brasil existe um problema sério de baixa produtividade na vida das pessoas que reflete negativamente na nossa economia. Mesmo com uma jornada de trabalho menor, um europeu é 4 vezes mais produtivo que o mesmo profissional brasileiro. É possível trabalhar menos quando se é produtivo.

12) Uma vida mais produtiva significa mais tempo livre que pode ser utilizado para acelerar prioridades como investir na nossa carreira profissional e assim elevar nossa renda. Investir em cursos de aperfeiçoamento. Com mais tempo, também podemos iniciar um negócio próprio em paralelo com nossa atividade profissional para elevar nossa renda. Podemos aprender a investir fazendo o nosso dinheiro trabalhar por nós.

13) Sua felicidade dependem do seu tempo livre. Uma vida mais produtiva também nos permite ter mais tempo para projetos pessoais que nos dão prazer como dedicar mais tempo para os filhos, para o nossa parceira ou parceiro, para nossos amigos ou até para realizar um hobby, praticar esportes, aprender a tocar um instrumento musical, aprender uma nova língua para poder viajar pelo mundo.

14) Tempo é dinheiro. Se você gasta o seu tempo para ganhar o dinheiro que tem, isso significa que o seu dinheiro é tempo convertido em valor que pode ser trocado por produtos e serviços que consumiram o tempo de alguém para ser produzido, transportado e vendido. Se tempo é vida, o dinheiro que você acumulou gastando o seu tempo também é vida e por este motivo precisa ser respeitado e bem cuidado.

Aprenda mais sobre como investir e conquistar a sua independência financeira através da série de livros que escrevi para você.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior