Simulador de Aposentadoria

Simulador de Aposentadoria Própria onde você irá poupar e investir o seu dinheiro para não depender da aposentadoria pública ou privada.

O formulário acima faz duas simulações. A primeira determina quanto você precisa acumular para conseguir gerar uma determinada renda mensal quando estiver aposentado. A segunda simulação diz quando você vai conseguir atingir esse patrimônio que permite gerar essa renda.

Quanto acumular:

Renda desejada na aposentadoria: neste campo você deve informar quanto você deseja receber todos os meses, através da rentabilidade dos seus investimentos, para garantir uma boa aposentadoria. Utilizamos o valor de R$ 5 mil como exemplo. Você pode e deve digitar valores maiores ou menores dependendo da sua realidade.

Rentabilidade real futura: Aqui você deve imaginar qual será a rentabilidade acima da inflação que você terá na sua carteira de investimentos (conjunto de todos os investimentos que você possui). Utilizamos a taxa de 5% no exemplo. Esse valor significa que você pretende obter uma taxa de juros de 5% ao ano acima da inflação. É importante lembrar que o retorno dos seus investimentos depende de você. Quanto mais você investir na sua educação financeira, maior será sua capacidade de fazer o seu dinheiro render acima da inflação. Veja como investir na sua educação financeira clicando aqui.

Quanto você precisa acumular: Esse campo mostrará quanto você precisa acumular, no decorrer dos anos, para conseguir a renda desejada na sua aposentadoria através de investimentos que rendem acima da inflação. Dica: quanto maior for a renda que você deseja ter no futuro, mais dinheiro você deverá acumular no presente. Quanto maior for a taxa de juro que você conseguirá obter no presente e no futuro, menos dinheiro precisará acumular para atingir a renda desejada.

Quando se aposentar

Agora que você já sabe quanto precisa acumular de patrimônio para investir e obter a renda desejada, precisa descobrir quanto tempo vai demorar para conquistar esse patrimônio. O tempo necessário para conquistar sua aposentadoria vai depender de quanto você é capaz de poupar todos os meses e qual a rentabilidade, acima da inflação, que você consegue obter através dos conhecimentos que já possui sobre o mundo dos investimentos.

Quanto você pode investir por mês: digite nesse campo quanto você consegue poupar todos os meses. Quanto mais dinheiro, mais rápido você poderá se aposentar. Dica: para aumentar sua capacidade de poupar é necessário agir para ganhar mais ou agir para gastar menos.

Qual a rentabilidade real: informe qual é a rentabilidade acima da inflação que você consegue obter anualmente com seus investimentos. No exemplo estamos suponto que você consiga uma taxa de 5% acima da inflação ou o equivalente a 0,4074% ao mês acima da inflação. Você pode e deve aumentar a rentabilidade dos seus investimentos aprendendo a investir mais e melhor.

Quando você vai se aposentar: o campo mostrará quanto tempo você deverá esperar até atingir o patrimônio da primeira simulação através de investimentos mensais e da taxa que você especificou nos campos anteriores. Você verá a quantidade de meses e de anos. No nosso exemplo inicial seriam necessários quase 14 anos para atingir o patrimônio necessário para obter uma renda perpetua de R$ 5 mil por mês.

Cada um tem sua realidade

Cada pessoa tem um custo de vida diferente da outra. Existem pessoas que conseguem viver bem com poucos salários mínimos e outras que enfrentam sérias dificuldades para viver com dezenas de salários mínimos. Tudo depende o estilo de vida que você pretende manter. Caso queira manter um estilo de padrão muito elevado quando estiver aposentado, terá que poupar mais durante a vida e obter uma boa rentabilidade nos seus investimentos. Para poupar mais você precisa ganhar mais ou gastar menos. Para fazer o seu dinheiro render mais você pretende aprender a investir melhor. Em todas essas situações você tem algum nível de controle e pode agir para melhorar os seus resultados. Basta assumir a responsabilidade pelo seu futuro. O melhor momento para começar é sempre agora.