O simulador abaixo permite verificar quantas vezes o seu patrimônio será multiplicado, através dos juros compostos, informando o valor inicial que foi investido, rentabilidade do investimento e número de anos.
Edite os campos amarelos:
Clique em “Reset” e observe o exemplo inicial. Temos R$ 100 mil investidos com taxa de juro de 10% ao ano por 25 anos. O valor que você terá no futuro será pouco mais de 10 vezes maior que o investimento inicial. Troque os 25 anos por 32 anos e você verá que o patrimônio ficará 21 vezes maior apenas 7 anos depois. Troque o 32 por 36 e você verá que apenas 4 anos depois o patrimônio será mais de 30 vezes maior. Troque 36 por 39 e o patrimônio será 41 vezes maior. Utilize 42 anos e com esses 3 anos adicionais o patrimônio será 54 vezes maior. Nesse ritmo, logo você só vai precisar esperar 1 ano para que o patrimônio cresça 10 vezes o valor investido inicialmente.
Agora faça novos testes trocando a taxa de 10% ao ano por 15% ou 20% ao ano. Observe que o dinheiro investido irá multiplicar em uma velocidade maior ainda.
Juros compostos fazem o seu patrimônio crescer de forma exponencial, uma vez que a quantidade a ser recebida a mais (juro) no próximo período depende não só da quantidade inicial investida, mas do que foi recebido no período anterior a qual os juros já foram previamente aplicados. Isso significa dizer que a taxa de juros irá rentabilizar aquilo que você recebeu de juros nos meses anteriores (juro sobre juro).
A linha vermelha mostra o que é um crescimento linear. A linha azul mostra um crescimento cúbico e a linha verde um crescimento exponencial. É fácil observar que quando nos aproximamos do décimo período no gráfico ocorre uma verdadeira explosão.
Conheça os diversos livros sobre investimentos do Clube dos Poupadores.