Gráfico atualizado com preço de venda e taxa de venda do título público Tesouro Selic 2025.
Veja logo abaixo as planilhas de cada ano com o preço de compra, preço de venda, taxa de compra e de venda do Tesouro Selic.
Download das Planilhas
- Planilha de Preços e Taxas Tesouro Selic em 2012
- Planilha de Preços e Taxas Tesouro Selic em 2013
- Planilha de Preços e Taxas Tesouro Selic em 2014
- Planilha de Preços e Taxas Tesouro Selic em 2015
- Planilha de Preços e Taxas Tesouro Selic em 2016
- Planilha de Preços e Taxas Tesouro Selic em 2017
- Planilha de Preços e Taxas Tesouro Selic em 2018
- Planilha de Preços e Taxas Tesouro Selic em 2019
- Planilha de Preços e Taxas Tesouro Selic em 2020
- Planilha de Preços e Taxas Tesouro Selic em 2021
- Planilha de Preços e Taxas Tesouro Selic em 2022
O Tesouro Selic é o título público mais conservador entre todos os outros títulos vendidos pelo Tesouro Direto.
O preço do Tesouro Selic é ajustado diariamente com base na taxa básica de juros da economia brasileira (Taxa Selic) e uma pequena taxa prefixada (linha vermelha).
Como você pode verificar no gráfico, o preço de venda do Tesouro Selic (linha verde) tende a ser crescente e com baixa volatilidade.
Raramente o preço de venda deste título apresenta quedas (retorno negativo) e nas poucas vezes que isso ocorreu (como na crise de 2020) a recuperação ocorreu em poucos dias.
A cada 45 dias o Banco Central realiza uma reunião de um comitê chamado COPOM onde define qual será a meta para a Taxa Selic até a próxima reunião.
Quando ocorre alteração da Taxa Selic a rentabilidade do Tesouro Selic sofre alteração no dia seguinte. Quando a Taxa Selic aumenta a rentabilidade do título também aumenta e o inverso ocorre quando a Taxa Selic cai.
A taxa que aparece no gráfico (linha vermelha) se refere ao percentual a mais ou a menos que você receberá além da Selic. Exemplo: se a Taxa Selic for de 6% e o título oferece taxa de 0,02% isso significa que você receberá a Taxa Selic de 6% + 0,02% se ficar com o título até a data de vencimento.
Essa característica faz com que o Tesouro Selic seja visto como um investimento que concorre e até substitui a Poupança e fundos de investimento de renda fixa.
A Poupança, CDB, LCI e LCA pós-fixados também possuem rentabilidade que dependa da Taxa Selic.
Muitas vezes títulos privados como CDB, LCI e LCA oferecem rentabilidades acima do Tesouro Selic. No caso do LCI e LCA, essa vantagem ocorre principalmente pela isenção do imposto de renda sobre o rendimento. Recomendo a leitura do livro Como Investir em CDB, LCI e LCA para fazer investimentos pós-fixados que rendem mais que o Tesouro Selic.
Para aprender a investir em todos os títulos públicos, dominando as melhores estratégias, recomendo a leitura do livro Como Investir em Títulos Públicos.
Aprenda a montar uma carteira de investimentos diversificada com renda fixa e renda variável através do livro sobre Carteira de Investimentos.