Calculadora do Tesouro Prefixado online que simula qual será a rentabilidade e o retorno líquido, já com impostos e das taxas descontadas na data de vencimento do título.
Aprenda a usar a calculadora do Tesouro Prefixado
Informe a Data de Compra e a Data de Vencimento do título que você pretende simular. Você encontrará a data de vencimento nessa tabela de taxas e preços dos títulos públicos ou no site do Tesouro Direto visitando aqui. A data de venda do título neste simulador sempre será a data de vencimento do título, ou seja, ele considera que você pretende ficar com o tesouro prefixado até o fim (sem venda antecipada do título).
Em seguida informe o preço de um único título tesouro prefixado. Você também terá essa informação no link anterior onde temos a data de vencimento do título.
Não é necessário informar a taxa de juros. Todo título Tesouro Prefixado vale R$ 1.000,00 na data do seu vencimento. Ao informar o preço de compra do título e a data do vencimento já será suficiente para a calculadora descobrir qual é a taxa anual que remunera o título.
A taxa da B3 é a taxa anual cobrada de todos que investem em títulos públicos. Quando esse artigo foi revisado a taxa era de 0,20%. Caso ela mude no futuro provavelmente será publicada neste endereço aqui.
Quase todas as corretoras e bancos não cobram mais taxa de administração. Se o seu banco ou corretora ainda cobram essa taxa o ideal seria abrir conta em outra instituição para evitar essa cobrança. Deixe o campo com o número 0% se não existir essa taxa.
O campo Valor da taxa de custódia do resgate mostra qual será o seu custo estimado com o pagamento anual dessa taxa da B3. Esse custo pode ser diferente já que a B3 cobra o percentual sobre o preço atual do título, que naturalmente sofrerá muitas variações até o vencimento.
Na calculadora temos a informação sobre alíquota média de imposto de renda que será descontado do seu ganho no vencimento do título. Em seguida temos quanto será efetivamente descontado na forma de imposto de renda.
Agora temos os resultados mais importantes como o resultado líquido. Ele nos mostra quanto você realmente deve receber já com as taxas pagas e o imposto de renda descontado. O lucro líquido nada mais é do que o resultado líquido menos o investimento que você fez inicialmente. É efetivamente o dinheiro que você ganhou ao investir.
Considerando a relação entre o seu investimento inicial e o seu lucro líquido obtido temos a rentabilidade líquida total que representa quanto o seu dinheiro investido cresceu em todo o período.
Por fim temos a rentabilidade líquida anualizada, ou seja, transformamos a sua rentabilidade em uma taxa de juros anual, já com impostos e taxas descontadas.
Para aprender mais sobre títulos públicos, do básico até o avançado, recomendo que você leia o livro Como Investir em Títulos Públicos. Ele acompanha diversos simuladores, calculadoras e planilhas Excel.
Conheça também o simulador de taxa e preços do Tesouro Prefixado para entender como variações nas taxas podem impactar o preço do título para venda antecipada.
Investir em Títulos Públicos
Aprenda a conquistar as melhores rentabilidades da renda fixa através de títulos públicos que pagam juros fixos, títulos que fazem você lucrar quando os juros estão subindo, títulos que rendem mais quando a inflação dispara, títulos que depositam dinheiro na sua conta semestralmente e até títulos que valorizam enquanto os juros estão em queda livre. Aprenda a lucrar emprestando o seu dinheiro para o Tesouro do Governo Federal.