Através desse simulador você poderá fazer comparações de rentabilidade entre o título público Tesouro Selic (LFT) e o títulos privados emitidos pelos bancos como o CDB pós-fixado. O sistema irá comparar as taxas de juros líquidas de impostos e de taxas. Leia as orientações logo abaixo do simulador para aprender como preencher os dados e como entender o resultado.

Esse simulador tem como base os ensinamentos dos livros: Como Investir em Títulos Públicos e Como Investir em CDB, LCI e LCA. Esses dois livros oferecem diversos simuladores e planilhas que você poderá editar e personalizar livremente.

Data do investimento – Informe um dia útil para o início do seu investimento.

Data do vencimento – informe a data de vencimento do título público que você pretende investir. Nem sempre essa data irá coincidir com o vencimento do CDB. Considere investir em um CDB com liquidez diária, pois dessa forma será possível considerar a possibilidade de resgatar o valor investido no mesmo dia do vencimento do Tesouro Selic para efeito de simulação.

Taxa Selic – É a taxa Selic “no dia” ou uma taxa média que você pode chutar com relação ao que você espera sobre como será a Selic futura. Nesse endereço aqui o próprio Tesouro divulga a taxa na coluna “No dia”. Você verá que a taxa Selic no dia é ligeiramente menor que a Meta da Taxa Selic divulgada nas reuniões do COPOM pelo Banco Central.

Taxa de Compra Tesouro Selic – É uma taxa exibida na coluna “Taxa de Rendimento” nesse endereço aqui. Veja um exemplo:

Taxa da corretora – Existem corretoras que cobram uma taxa anual dos clientes que compram títulos públicos através dela. Verifique na sua corretora se essa taxa é cobrada e qual o percentual. Grande parte das corretoras e dos bancos não cobram mais essa taxa. Não confunda a taxa da corretora com a taxa semestral da B3.

Taxa da B3 – A empresa B3, que opera o Tesouro Direto junto com o Tesouro Nacional, cobra uma taxa anual de 0,25%. Para verificar se a taxa continua a mesma, visite aqui.

Taxa DI (CDI) – Esse é a taxa DI que remunera o CDI e que os bancos utilizam como base para definir a rentabilidade de títulos privados como o CDB, LCI e LCA. Para saber qual é a taxa DI atual basta visitar aqui. A taxa DI vai aparecer no topo do site.

Percentual do CDI – Ao investir em um CDB pós-fixado, o banco ou a corretora sempre informará um percentual do CDI. Se o CDI fosse 10% e o CDB estivesse prometendo 100% do CDI, você saberia que sua rentabilidade seria 100% desses 10%, ou seja, você receberia 10%. Já se a rentabilidade do CDB fosse divulgada pela instituição como sendo de 110% do CDI e o CDI atual fosse de 10%, você saberia que sua rentabilidade bruta seria de 110% de 10%, ou seja, 11%. (10 x 110% = 11). Os bancos grandes não costumam pagar mais do que 100% da taxa DI (CDI). No livro Como Investir em CDB, LCI e LCA eu ensino como localizar e avaliar bancos que pagam taxas muito maires que 100% do CDI.

Resultado

Alíquota do Imposto de Renda – O sistema verifica qual é a alíquota do imposto de renda que será cobrada com base na data do investimento e do vencimento seguindo a tabela abaixo.

Rentabilidade anual CDB pós – Aqui temos o resultado de quanto será a rentabilidade anual do seu investimento em CDB já com o imposto de renda descontado. Essa é uma rentabilidade líquida.

Rentabilidade anual do Tesouro Selic – Nesse campo você verá a rentabilidade líquida do Tesouro Selic. Isso significa que a o imposto de renda, a taxa da corretora, a taxa de 0,25% da BM&FBOVESPA já estarão descontados do resultado.

Rentabilidade total CDB pós – É a rentabilidade total líquida (com impostos descontados) que você teria entre a data do investimento em CDB pós-fixado e o vencimento do mesmo.

Rentabilidade total Tesouro Selic – É a rentabilidade total líquida (com impostos descontados) que você teria entre a data do investimento em Tesouro Selic e o vencimento do mesmo.

Percentual líquido do CDI – CDB pós – Esse campo mostra qual percentual do CDI a rentabilidade líquida anual do CDB representa. É uma boa forma de comparar com investimentos isentos de imposto de renda como a LCI e LCA.

Percentual líquido do CDI – Tesouro Selic – Esse campo mostra qual percentual do CDI a rentabilidade líquida anual do Tesouro Selic representa. É uma boa forma de comparar com investimentos isentos de imposto de renda como a LCI e LCA.

Importante: Os títulos privados como CDB sempre devem oferecer remuneração maior que os títulos públicos e o motivo é simples. Investir em títulos privados é mais arriscado que investir em títulos públicos. Todo mercado considera os títulos públicos do seu país como sendo os investimentos de menor risco. Todos os demais deveriam oferecer taxas maiores como prêmio pelo risco maior. Quanto maior o risco, maior a taxa. Por este motivo você não deve comparar títulos públicos e privados observando apenas a rentabilidade. Existem outros fatores que você deve avaliar como as características do CDB, a saúde financeira do banco que está emitindo o título, a carência, liquidez e outros fatores importantes. Para aprofundar seus conhecimentos de tal forma que você possa fazer essa avaliação sempre que necessário recomendo dos nossos livros sobre investimentos.

Investir nas melhores empresas da Bolsa

Aprenda a selecionar as melhores empresas da Bolsa para investir em ações. Domine os conhecimentos e as ferramentas que permitem estudar os resultados financeiros e fundamentalistas das empresas. Comece do zero e invista nas ações das empresas que mais crescem e distribuem lucros (dividendos). Livro ilustrado, rico em gráficos, vídeos e exemplos reais do mercado brasileiro. Perfeito para quem está iniciando.

Investir em CDB, LCI e LCA

Todos os conhecimentos e as ferramentas que você precisa para multiplicar a rentabilidade dos seus investimentos em renda fixa de forma imediata e segura. Aprenda a investir em títulos privados como CDB, LCI e LCA que pagam juros acima da média. Ganhe todos os simuladores e planilhas para comparar a estudar os investimentos de renda fixa oferecidos por todas as principais instituições financeiras.

Investir em Títulos Públicos

Aprenda a conquistar as melhores rentabilidades da renda fixa através de títulos públicos que pagam juros fixos, títulos que fazem você lucrar quando os juros estão subindo, títulos que rendem mais quando a inflação dispara, títulos que depositam dinheiro na sua conta semestralmente e até títulos que valorizam enquanto os juros estão em queda livre. Aprenda a lucrar emprestando o seu dinheiro para o Tesouro do Governo Federal.