A tabela acima mostra o desempenho de diversos tipos de investimentos nas últimas décadas no Brasil. Cada cor representa um tipo diferente de investimento, ou seja, uma classe de ativo diferente.

Na primeira linha temos os melhores investimentos de cada ano e nas últimas linhas os piores. Note que como o índice que mede o desempenho dos fundos imobiliários (IFIX) só aparece depois de 2011.

Modo de usar: fixe a sua atenção em uma das cores e depois observe o movimento do ativo que a cor representa nos diversos anos. Exemplo: observe que quando o dólar (cor violeta) está entre os melhores investimentos as ações (cor vermelha) costumam estar entre os piores. Podemos observar que existe uma correção negativa entre as ações e o dólar e por esse motivo muitos investidores utilizam o dólar como uma forma de proteção contra crises na bolsa.

Tente observar o quanto é importância de ter seus recursos em investimentos que se comportam de forma diferente no decorrer de cada ciclo da econômico.

Para aprender a investir em títulos de renda fixa (públicos e privados), ações, ETFs e investimentos no exterior leia esses livros aqui. Veja o que significa cada cor.

  • Ações: representa o desempenho das principais 100 ações da bolsa brasileira que fazem parte da carteira teórica do índice IBrX, que é menos concentrado que o Índice Bovespa (possui mais ações). Um exemplo de ETF que segue esse índice é o BRAX11. Caso queira aprender a investir em ações por ETFs leia este livro. Para investir diretamente em ações recomendo este outro.
  • Renda Fixa Pré: representa investimentos com juros prefixados através de uma carteira de títulos públicos que fazem parte do índice IRF-M.
  • Multimercados: representa os fundos multimercados que são aqueles que podem investir em qualquer classe de ativos. Ele é baseado no índice IHFA desde 2008 e IFMM até 2007.
  • Renda Fixa IPCA: representa títulos públicos que pagam uma taxa fixa de juro mais o IPCA (inflação). É baseado no IMA-B5. Para aprender a montar a sua carteira de títulos públicos pré-fixado e indexado pelo IPCA leia este livro aqui.
  • Renda Fixa Pós: representa investimentos que oferecem o desempenho de 100% do CDI. Para aprender a investir em CDB, LCI e LCA que pagam percentuais maiores que 100% do CDI eu recomendo a leitura deste livro aqui.
  • FII: representa os fundos imobiliários que fazem parte da carteira teórica do índice IFIX.
  • Dólar: variação do preço do dólar em reais pelo PTAX divulgada pelo Banco Central. Aprenda a investir em moedas, ações e ETFs negociados em dólares no exterior através deste livro aqui.

Livros do Clube dos Poupadores

Aprenda a investir o seu próprio dinheiro e nunca mais dependa das recomendações, opiniões e influências de terceiros. Torne-se um investidor (investidora) livre, consciente e independente. Adquira e baixe os livros agora mesmo:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior