O mapa apresenta o nível de escolaridade dos presidentes e líderes de cada país.
No mundo de hoje, onde o conhecimento é a principal ferramenta de poder e sobrevivência, entregar o destino de uma nação a uma pessoa despreparada equivale a cavar a própria ruína de um povo. O restante do mundo entendeu isso claramente, basta observar o nível educacional dos líderes exibidos no mapa.
Mas o Brasil é a exceção. É o único país do mundo governado por alguém cujo grau de instrução declarado é ensino fundamental incompleto. Nem mesmo as populações dos países mais pobres da África e da Ásia enfrenta tamanha dificuldade.
Nos demais países, é natural que a população exija líderes com formação sólida. Isso faz todo sentido. Um líder que não estudou, não leu, não compreende economia, direito ou política internacional, inevitavelmente governará mal — e colocará seu povo em risco.
O que podemos fazer com relação a isso? Acorde. Estude. Ensine seus filhos. Ou a próxima geração também terá que passar por esse vexame.
O gráfico representa a situação do mundo em agosto de 2023 e tem como fonte: fonte 1, fonte 2
Gostou deste artigo? Continue aprendendo em 2 passos:
- Inscreva-se clicando aqui e receba um e-mail semanal com os conteúdos inéditos e gratuitos que produzimos.
- Junte-se à nossa comunidade! Participe do nosso grupo no Whatsapp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui) e seja o primeiro a saber sobre novos conteúdos.
Aprenda a fazer seu dinheiro trabalhar para você com nossos livros sobre investimentos: