Clique logo abaixo para assistir ao vídeo:

Os jovens de hoje não viveram os anos de hiperinflação e não conhecem os efeitos danosos que ela produz na sociedade.

Muitas vezes são esses mesmos jovens que exigem dos políticos decisões econômicas que parecem benéficas no curto prazo, mas no longo prazo produzem aumento da inflação e empobrecimento generalizado da sociedade.

Foi a hiperinflação que levou o governo a adotar medidas drásticas no Brasil como a que ficou conhecida como o confisco da poupança.

A hiperinflação também já ocorreu em muitos países. Entre janeiro de 1922 e dezembro de 1923 a taxa acumulada de inflação na Alemanha ascendeu a um bilhão por cento (1.000.000.000%) em um momento histórico que logo a conduziria para a Segunda Guerra Mundial.

Infelizmente existe uma grande relação entre crises econômicas mundiais (que geram inflação) e o surgimento de crises políticas, golpes, revoluções e até conflitos militares.

Por este motivo, existe uma extrema preocupação de todos os países do mundo com o controle da inflação e seus efeitos danosos na vida das pessoas.

A principal função de todos os Bancos Centrais do mundo é garantir a estabilidade do sistema financeiro e o poder de compra da moeda dos seus países. Nem sempre isso é possível quando as pessoas apoiam ou exigem decisões que produzem inflação.

Para proteger o seu dinheiro contra os danosos efeitos da inflação utilizando renda fixa eu recomendo a leitura do livro sobre como investir em CDB, LCI e LCA e também o livro sobre como investir em títulos públicos. Também é fundamental que você aprenda a construir uma boa carteira de investimentos preparada para qualquer cenário econômico.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior