A imprensa está divulgando que Fernando Haddad pode ser o nosso novo ministro da Economia. Para o mercado financeiro, a equipe econômica é mais importante que o presidente eleito e por esse motivo existe uma grande expectativa com relação ao tema.

Um dos principais pontos que os investidores observam é o preparo técnico do novo ministro, que tomará decisões que podem influenciar de forma direta e indireta os mais diversos indicadores da economia que impactam os investimentos como inflação, taxa de juros, câmbio, crescimento econômico etc.

A experiência, conhecimento técnico e a escola econômica que o novo ministro segue são fundamentais para que o mercado possa fazer suas projeções.

Como pequeno investidor, também é importante acompanhar o impacto da escolha do novo ministro da Economia e as consequências das decisões que ele adotará no futuro com base nos seus conhecimentos, crenças e ideologias.

No vídeo abaixo temos o próprio Fernando Haddad demonstrando uma qualidade importante que é a sinceridade.

Ele diz que estudou economia por apenas dois meses e depois passou a “colar” de outros alunos como Alexandre Schwartsman (ex-diretor do Banco Central) e do Naércio Menezes (acredito que seja Naércio e não Laércio como apareceu na legenda do vídeo). Segundo ele, foi a cola que o permitiu passar no mestrado de economia. Não podemos esquecer que Haddad foi ministro da Educação de 2005 a 2012, nos governos Lula e Dilma Rousseff.

Haddad é formado pela Universidade de São Paulo (USP) em Direito (1985), mestrado em Economia (1990) e doutorado em Filosofia (1996). Não sabemos se ele também colou para concluir os demais cursos, assim como declarou no vídeo acima com relação ao curso de economia.

Em uma entrevista (veja aqui) ele disse: “Todos esses, marxistas ou não, esquerdistas radicais, por assim dizer, moldaram a minha formação. Não escreveria essa interpretação do que foi o modelo soviético [mais sobre isso abaixo] sem a inspiração desses autores. Evidente que o Marx é a inspiração longínqua, mais moderna. E não é mais possível falar em marxismo, são ‘marxismos’. Eu me filio à tradição de Frankfurt, que tem no Adorno e no Marcuse as expressões mais vistosas”.

A Escola de Frankfurt é conhecida por ter criado os instrumentos intelectuais para tornar possível uma revolução marxista tendo como base a cultura e a política (sem uso de armas) a partir do controle da linguagem e das ideias. O objetivo era a mudança de mentalidade e da própria política como base da revolução. Várias agendas ideológicas que hoje afetam o mundo ocidental são resultado direto da produção teórica da Escola de Frankfurt, dessa forma Haddad se classifica como um marxista frankfurtiano. Para saber mais sobre os perigos da Escola de Frankfurt recomendo leia aqui.

Caso você queira ir direto na fonte, para saber o que Haddad pensa sobre economia, investimentos, dinheiro e o próprio capitalismo é interessante ler os livros que ele mesmo escreveu. Alguns só podem ser encontrados em sites que vendem livros usados, mas os títulos são bem esclarecedores:

  • “O Sistema Soviético”, editora Scritta Editorial, São Paulo, 1992.
  • “Em defesa do socialismo”, Vozes, Petrópolis, 1998.
  • “Desorganizando o consenso”, Vozes, Petrópolis, 1998.
  • “Sindicatos, cooperativas e socialismo”, Editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2003.

A base da educação financeira que tem como objetivo atingir a independência financeira é totalmente capitalista, já que tem como base o acúmulo de capital (fruto do seu trabalho) e a busca por meios de obter renda passiva através dos bens e ativos adquiridos com o seu capital (investimentos financeiros, ações, imóveis etc). Não existe educação financeira para a independência financeira fora do capitalismo.

Diante disso, considero importante que você inicie seus estudos sobre como abrir conta e investir no exterior. Diversificar uma parte dos seus investimentos no exterior é algo a ser considerado nos seus estudos. Eu falei sobre tudo isso no meu livro sobre Como Investir no Exterior (visite aqui para conhecer) e aproveite o tempo que nos resta até o início de 2023.

Gostou deste artigo? Continue aprendendo em 2 passos:

  1. Inscreva-se clicando aqui e receba um e-mail semanal com os conteúdos inéditos e gratuitos que produzimos.
  2. Junte-se à nossa comunidade! Participe do nosso grupo no Whatsapp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui) e seja o primeiro a saber sobre novos conteúdos.

Aprenda a fazer seu dinheiro trabalhar para você com nossos livros sobre investimentos: