O vídeo mostra exemplos de pessoas tomando decisões ruins com relação ao preço e o valor das coisas. Clique sobre ele para assistir.

O homem no vídeo pergunta para as pessoas na rua se elas querem ganhar de presente uma barra de chocolate comum da marca hershey’s ou uma valiosa barra de prata de mais ou menos 310 gramas (10 troy oz).

A maioria das pessoas escolhe receber de presente a barra de chocolate.

Preço é algo definido pelo mercado enquanto o valor é determinado pelas vantagens que o produto ou serviço pode trazer para você. Valor depende de uma avaliação pessoal.

O nível de conhecimento das pessoas do vídeo sobre a prata certamente era limitado. Nenhuma identificou a barra de prata como algo mais valioso que a barra de chocolate. Elas não entenderam que seria possível comprar muitas barras de chocolate se aceitassem a barra de prata de presente.

Agora troque a barra de prata do experimento por títulos públicos, ações, moedas estrangeiras, cotas de fundos imobiliários, ETFs ou qualquer outro ativo financeiro intangível. A falta de conhecimento das pessoas sobre esses ativos impediria qualquer avaliação com relação ao seu valor e com isso essas pessoas escolheriam a barra de chocolate.

Sem educação financeira a escolha sempre será a barra de chocolate.

Você só pode valorizar um investimento se o conhecer. Sem conhecimento você não será capaz de identificar as oportunidades que surgem todos os dias no mercado financeiro.

O quadro abaixo mostra o preço atualizado em reais (R$) de 1 troy oz (31,10g) de prata. A barra de prata do vídeo equivale a 10 vezes o valor que aparece no quadro abaixo. O gráfico representa a variação do preço de 1 oz de prata nos últimos 12 meses. Quando esse artigo foi escrito a barra valia quase R$ 1.300,00


Grande parte das decisões que tomamos com relação ao nosso dinheiro, principalmente quando estamos diante de investimentos que não dominamos, são parecidas com a situação do vídeo. Não temos uma boa ideia sobre o valor do dinheiro, dos investimentos e das coisas que compramos.

Para que você não passe a vida inteira se contentando com barras de chocolate que valem muito pouco é importante conhecer os investimentos. Aqui no Clube dos Poupadores temos diversos livros sobre os mais diversos investimentos. Você será capaz de identificar o valor de cada um deles para que possa enxergar as oportunidades quando elas surgirem.

Receba um aviso por e-mail sempre que novos artigos forem publicados aqui Clube dos Poupadores. Inscreva seu e-mail aqui.
Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior