O EWZ (iShares MSCI Brazil) é um ETF (fundo de índice negociado em bolsa) que tem como objetivo refletir as variações dos preços das ações mais negociadas na bolsa brasileira. É o maior ETF brasileiro negociado nas bolsas americanas. Sua carteira é composta por pouco mais de 50 ações das principais listadas na nossa bolsa, menos que as 70 ações que geralmente fazem parte do Índice Bovespa.

O gráfico desse ETF nos permite acompanhar o desempenho dolarizado da bolsa brasileira. Por ser negociado em dólares e ter seus ativos precificados em reais, este ETF sofre a influência da cotação do real. Isso significa que se o real perder valor (alta do dólar) o EWZ tende a ficar mais barato. Já quando o real ganha valor (dólar em baixa) o EWZ tende a se valorizar além das variações dos preços de suas ações.

A linha amarela representa o preço médio através de uma média móvel de 200 períodos. As linhas azul e azul claro representam as médias móveis de 9 e 20 períodos. Na análise técnica essas três médias são importantes indicadores de tendência de preços para investidores de longo e médio prazo em gráficos diários, semanais e mensais. Leia mais sobre leitura de gráficos.

Investir em Ações na Bolsa de Valores

Aumente a rentabilidade dos seus investimentos através da renda variável. Aprenda a investir em ações na Bolsa de Valores identificando as oportunidades e tendências através das suas próprias análises. Este livro possui centenas de imagens, gráficos, ilustrações e vídeos que ensinam através de exemplos reais e práticos. Estude investindo através de simuladores e com uma poderosa ferramenta de análise técnica de gráficos.