Este é o gráfico do Índice FipeZap Locação Residencial atualizado mensalmente. O FipeZap foi o primeiro índice de preço com abrangência nacional que acompanha os preços médios de venda e locação de imóveis residenciais e comerciais no Brasil. Veja também o gráfico com a variação (%) mensal e o gráfico da variação anual.

Como ler o gráfico:

Quando a linha do gráfico está em tendência de alta isso significa que os aluguéis dos imóveis residenciais anunciados (apartamentos prontos), na média, estão subindo no Brasil. Quando a linha está lateralizada os preços dos aluguéis anunciados estão estáveis. Quando a linha está em queda os preços dos aluguéis imóveis anunciados estão caindo.

Exemplo:

Passando o mouse sobre o gráfico você verá que no mês 01 de 2019 o índice tinha o valor de 146.20. No mês 01 de 2020 o índice valia 153,36. Fica evidente que os aluguéis subiram no período. Podemos imaginar que cada R$ 146,20 de aluguel no início de 2019 aumentou para R$ 153,36 no início de 2021.

O índice FipeZap de Locação é muito utilizado por quem investe em imóveis. Para aprender a investir em imóveis recomendo a leitura do livro Como Investir em Imóveis (clique aqui).

Como o índice é calculado:

O Índice FipeZap foi o primeiro índice de preços anunciados de imóveis residenciais no Brasil. O Índice FipeZap utiliza como fonte de dados os anúncios de venda ou locação de imóveis prontos (apartamentos prontos) que estão cadastrados no site Zap Imóveis. São quase um milhão de anúncios válidos apenas nas cidades para quais os índices são calculados. Os imóveis cadastrados nos sites podem ser anunciados por imobiliárias, corretores ou pessoas físicas. As imobiliárias decidem anunciar parte ou a totalidade dos imóveis que possuem em carteira e publicam as ofertas no site (fonte). O gráfico da página foi construído utilizando dados oferecidos aqui.