Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados

Gráfico atualizado mensalmente do IVG-R. Esse índice é muito utilizado para identificar a tendência de alta ou queda dos preços dos imóveis vendidos no Brasil. É  uma forma de verificar se o mercado imobiliário está aquecido, com preços acelerando ou desaquecido com preços estacionados ou em queda. Entenda o IVG-R no artigo abaixo do gráfico. Conheça também o MVG-R.

Esse índice mede a variação dos preços dos imóveis que as instituições avaliam para serem usados como garantia de financiamentos. Esses dados são informados pelas instituições financeiras ao Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central. Como se trata de um índice base = 100 ele funciona da seguinte forma: em 2001, quando começa o cálculo do índice, o indicador era representado pelo número 100. A medida que o valor dos imóveis foi sofrendo variações mensais, o índice 100 também sofreu as mesmas variações. Quando o valor dos imóveis avaliados sobem, o índice também sobe e vice-versa. Isso nos permite visualizar se os valores estão aumentando ou diminuindo. Conheça o indicador MVG-R que utiliza o preço dos imóveis em reais.

O indicador é calculado a partir das variações dos últimos três meses da mediana dos valores dos imóveis em cada conjunto de municípios das regiões utilizadas para o cálculo do IPC-A, ponderadas pelo números de domicílios de cada região, ou seja, para um dado mês do IVG-R são considerados financiamentos contratados naquele mês e nos dois anteriores (fonte).

Embora o IVG-R tenha sido lançado em 2013, o índice foi calculado retroativamente, utilizando dados desde março de 2001. Os imóveis utilizados são aqueles avaliados para alienação fiduciária ou hipoteca residencial de pessoas físicas. São utilizados dados de imóveis localizados em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo. Depois de 2014 foram adicionados Campo Grande e Vitória (fonte).

Tabela com Histórico do IVG-R

Logo abaixo você tem uma tabela com o histórico do IVG-R nos últimos 24 meses. Você pode encontrar a tabela completa do IVG-R desde 2001 visitando aqui.