Gráfico atualizado com a curva de juros formada pelas taxas de títulos públicos indexados ao IPCA no fechamento do dia. Passe o mouse sobre o gráfico para ver as taxas para cada prazo em dias úteis.
No eixo vertical temos taxas de juros anuais. No eixo horizontal do gráfico temos número de dias úteis onde 252 dias úteis equivale a 1 ano. Exemplo de leitura do gráfico: um número como 6.5900 equivale a uma taxa de juros anual de 6,59% em títulos que já são corrigidos pelo IPCA (inflação).
A curva de juros também é chamada de ETTJ (Estrutura a Termo das Taxas de Juros Estimada). Ela é divulgada pela Anbima diariamente para as diferentes títulos públicos (fonte) negociados entre as instituições financeiras no mercado secundário.
A premissa básica para estimação das curvas de juros é a de que o preço de um título de renda fixa é igual ao fluxo de caixa futuro prometido pelo emissor, trazido a valor presente por uma função desconto. Como os títulos utilizados são títulos públicos (emitidos pelo Governo Federal), o risco de crédito é o mesmo para todos os títulos e por isto ele já está incorporado nos juros.
Este modelo é amplamente utilizado por diversos bancos centrais por tratar-se de uma forma funcional simples que descreve toda a estrutura temporal das taxas de juros com um pequeno número de parâmetros.
O Tesouro Direto utiliza as taxas e preços dos títulos negociados no mercado secundário (que aparecem na curva de juros), juntamente com as taxas dos contratos de DI futuros para definir os preços e as taxas dos títulos que oferecem aos investidores pessoa física. O mesmo acontece com instituições financeiras como bancos que emitem CDB, LCI, LCA etc.
Conheça os tipos de curva de juros. Veja também a curva de juros dos títulos prefixados. Viste o gráfico da Inflação Implícita. Veja todos os gráficos de curva de juros.
Para iniciar ou aprofundar os seus conhecimentos sobre investimentos em títulos públicos, títulos emitidos por bancos e renda variável conheça nossa série de livros sobre investimentos: