Simulador para Recuperar Perdas na Bolsa

Quanto você precisa ganhar para recuperar perdas em ações, fundos imobiliários, ETF, mini índice, dólar e outros ativos? Este simulador vai ajudar você a identificar o percentual de alta na bolsa necessária para que você consiga recuperar suas perdas. Leia as orientações abaixo do simulador.

Como usar o simulador

  • Preço de compra: informe quanto você pagou pelo ativo que gerou perdas. No exemplo, vamos imaginar que você comprou uma ação por R$ 125,00.
  • Preço com perda: informe o preço do ativo com a perda. Vamos imaginar que o preço da ação caiu e agora ela vale R$ 100,00.
  • Você perdeu: este campo vai mostrar quando você perdeu ou quanto vai perder se vender o ativo pelo preço informado no campo “preço com perda”.
  • Seu prejuízo é de: esse campo vai mostrar qual foi o seu prejuízo, ou seja, quanto representa o valor perdido em relação ao preço pago.
  • Você precisa lucrar: esse campo mostra quanto o ativo precisa subir para que você recupere o valor perdido que está no campo “você perdeu”.

Gráfico de ganhos para recuperar perdas

O gráfico mostra o percentual de alta (azul) no preço do seu investimento que será necessário para recuperar um percentual de perda (vermelho).

Para entender todos os detalhes de funcionamento desse gráfico e a matemática que envolve o controle de risco, perdas e ganhos, leia o artigo “limitar perdas na bolsa“.

Exemplo de leitura do gráfico:  para uma perda de -10% no seu investimento, será necessário aguardar uma alta de 11,11% para recuperar o dinheiro perdido. Para quem perde metade do valor investido (-50%) é necessário esperar uma alta de 100% ou o equivalente a dobrar o patrimônio investido. Para quem perde -80% será necessária uma recuperação de 400%.

Para evitar perdas na bolsa de valores é importante:

  1. saber escolher ações de boas empresas através da análise dos seus fundamentos financeiros. Você precisa aprender a identificar empresas com bons históricos de receita, lucros, margens, crescimento de patrimônio e uma dívida saudável. Para estudar esses temas leia este livro sobre análise fundamentalista.
  2. ter o conhecimento necessário para estudar e acompanhar os preços dos seus ativos através da análise de gráficos, mesmo que o seu objetivo seja fazer investimentos de longo prazo. Somente a análise técnica de gráficos oferece uma visão completa do comportamento do mercado permitindo o estudo estatístico e de probabilidades relacionadas ao preço. Comece seus estudos sobre análise técnica através deste livro.