Simule qual será a diferença de resultados que você terá ao fazer investimentos com taxas diferentes no longo prazo. Leia as orientações na parte inferior do simulador. Leia também o artigo “Pequenas diferenças nos juros e seu impacto no longo prazo“.

Vamos imaginar que você pretende investir R$ 1.000,00 por mês durante 35 anos para a sua aposentadoria. Você tem um investimento que paga 12% ao ano e outro que paga 11%. Será que essa diferença de apenas 1% ao ano ou 0,08% ao mês fará muita diferença no seu resultado no longo prazo? O simulador nos diz que sim, a diferença será de mais de 1 milhão de reais (R$ 1.157.188,54).

Faça outras simulações editando os valores que estão nos campos amarelos. Digite no primeiro campo quanto você pretende investir por mês. Depois informe a taxa de juro anual e a quantidade de anos. Adote prazos menores e veja que no curto prazo pequenas diferenças nas taxas geram diferenças pequenas nos resultados. Já no longo prazo qualquer diferença é significativa.

Muitas vezes as pessoas fazem investimentos de longo prazo através de fundos de investimentos que cobram taxas administrativas elevadas. Essas taxas reduzem o desempenho do fundo e podem gerar grandes perdas no longo prazo.

Aprenda a investir diretamente. Conheça os nossos livros sobre investimentos. Veja também outros simuladores de investimentos.

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior