Todo início de ano as pessoas começam a fazer planos sobre o que pretendem fazer ou comprar no ano que se inicia. O problema é que um terço dos brasileiros (1 em cada 3) não possui reserva financeira para realizar sonhos no futuro, como comprar a casa própria, um carro ou fazer uma viagem. (fonte)

Quem compra sem planejar, paga duas vezes e perde juros. Paga pelo produto e paga juros para o banco. A pessoa que não planeja para comprar com o próprio dinheiro, também perde os juros que poderia ganhar durante o período de acumulação do dinheiro para comprar à vista.

As pessoas não poupam por três grandes motivos:

1) Acreditam que possuem uma renda muito baixa para poupar. Muitas vezes possuem uma renda de classe média ou classe média alta, mas gastam tudo que ganham.  Se você é uma destas pessoas, recomendo que pare a leitura e assista este vídeo sobre a Matrix da Classe Média. Não podemos esquecer que ninguém está condenado a ter a mesma renda por toda vida e nem a seguir um padrão de despesa que consuma tudo que se ganha. A sua renda é algo que você pode aumentar investindo na sua qualificação profissional. Você também pode adequar suas despesas com suas receitas. Você deveria ter o controle do dinheiro e não ser controlado por ele.

2) Buscam a satisfação de curto prazo através do consumismo. Com isto nunca sobra nada para realizar projetos de longo prazo que exigem quantias maiores (como a compra de um imóvel).

3) Não entendem o poder dos juros compostos e não sabem como obter uma rentabilidade maior do dinheiro que conseguem poupar. Devido a isto, ficam sem estimulo para aprender como investir melhor.

Juros empobrecem e enriquecem:

As pessoas podem utilizar juros para empobrecer ou para enriquecer. Juros compostos empobrecem quando você passa grande parte da sua vida pagando juros para bancos, financeiras e lojas que vendem no crediário. Juros compostos enriquecem quando eles aumentam seu patrimônio gerando renda passiva (sem a necessidade de mais trabalho) através dos investimentos que você faz com o dinheiro que poupou. Veja o simulador de juros compostos.

Perder tempo é pior que perder dinheiro:

Você só vai conseguir desenvolver a disciplina para poupar e planejar suas compras futuras, quando conseguir entender que você não perde só dinheiro quando não poupa e não investe. Você também perde tempo. Tempo não tem preço, é vida que passa e não volta mais.

Você precisa perceber que dinheiro é a materialização do tempo que você perdeu trabalhando para consegui-lo.  Com isto você deixará de valorizar o dinheiro que possui e passará a valorizar o tempo que você perdeu trabalhando para conseguir seu dinheiro.

Quando você desperdiça dinheiro pagando juros para os outros ou comprando coisas sem importância, você está jogando seu valioso tempo no lixo. Não está respeitando o tempo que você gastou para ter direito a receber o dinheiro que está no seu bolso.

Tente avaliar o preço das coisas pelo tempo que você gastou para conseguir o dinheiro necessário para compra-las.

Brasileiro vive mais e terá que trabalhar mais

Todos querem ter mais tempo de vida. Todos querem viver mais. Poucos percebem que para viver mais teremos que trabalhar mais, poupar mais e investir com mais eficiência.

Nesta segunda-feira (01/12/2014) o IBGE confirmou um aumento da expectativa de vida dos brasileiros e o Ministério da Previdência Social aproveitou o momento para informar que, graças a isto, os brasileiros terão que trabalhar mais 79 dias corridos para manter o mesmo valor de suas aposentadorias.  Isto é válido para as pessoas com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição para INSS. Para quem tem 60 anos de idade e 35 de contribuição, deverá contribuir por mais 94 dias para manter o valor.

Isto acontece graças ao chamado “fator previdenciário“. Ele é utilizado para calcular o valor das aposentadorias por tempo de contribuição. O objetivo é evitar que a previdência quebre devido ao aumento da expectativa de vida das pessoas. Por lei (Lei 9.876, de 1999), o INSS deve levar em consideração a expectativa de sobrevida (com base em dados do IBGE) na data do pedido do benefício para o cálculo do fator previdenciário.

Se ainda falta muito tempo para você se aposentar, se prepare. A expectativa de vida dos brasileiros não para de aumentar.  Em 2012, pessoas com 60 anos de idade tinham uma sobrevida estimada de 21,6 anos. Em 2013 a sobrevida aumentou para 21,8 anos. A expectativa média de vida subiu de 74,6 anos de idade para 74,9. Existe uma diferença muito grande entre homens e mulheres. A expectativa de vida para os homens é de 71,3 anos. Para as mulheres, 78,6 anos.

Seu futuro nas mãos do governo e dos bancos?

Não é prudente contar exclusivamente com a eficiência do INSS e de todas as decisões e mudanças de regra que os políticos vão fazer nos próximos anos para que o INSS continue viável. Em 1999 ocorreu uma reforma na previdência e outras reformas devem acontecer nas próximas décadas.

Também não é prudente contar exclusivamente com os planos de previdência privada, que são administrados seguradoras e bancos privados (empresas privadas podem quebrar, fraudar e fechar). Não existe Fundo Garantidor de Créditos para planos de previdência. Só teremos certeza se estas empresas terão condições de manter o pagamento de benefícios de milhões de idosos por muitas décadas quando o futuro chegar. Antes de fazer ou depois de ter feito plano de previdência privada recomendo a leitura dos artigos que já escrevi sobre o assunto.

Por último você não pode contar com a boa vontade dos seus filhos, amigos e parentes quando não puder mais trabalhar para pagar suas contas. Se as pessoas continuarem vivendo muito, veremos idosos cuidando de idosos. Quando você estiver com 100 anos, seus filhos terão entre 70 e 80 anos e não poderão cuidar de você. Será que é prudente contar com seus netos e bisnetos?

Arrependimento é um dos piores sentimentos. Mesmo assim existem dois tipos de arrependimento. O arrependimento por ter feito alguma coisa e o arrependimento de não ter feito nada. O segundo é pior que o primeiro.

Por este motivo, mesmo que você não tenha certeza se será capaz de viver por 100 anos, é melhor que seja prudente enquanto for jovem para evitar o arrependimento de não ter feito nada enquanto ainda tinha tempo.

Livro recomendado: Independência Financeira (clique para conhecer). Conheça todos os nossos livros sobre investimentos visitando aqui.

Inscreva-se para receber nossos artigos por e-mail gratuitamente.