O ciclo virtuoso do enriquecimento, adotado por muitos que prosperaram financeiramente na vida desde o princípio da história, se resume em quatro estágios:

  1. Trabalhar, transformando parte do seu tempo, esforço e talento em algo de valor;
  2. Poupar, economizando parte desse valor que você criou ao trabalhar;
  3. Investir esse valor que você poupou de tal forma que ele possa gerar renda e/ou valorização do valor investido, ou seja, o investimento irá trabalhar por você;
  4. Repetir esse processo com paciência e constância durante alguns anos até que os investimentos que você fez com o dinheiro que poupou possa gerar mais renda que o trabalho que você realiza consumindo seu precioso tempo e esforço.

Essa é a melhor forma para se libertar da famosa “Corrida dos Ratos”. Se você não ainda assistiu ao vídeo e não leu o artigo sobre a corrida dos ratos, visite aqui.

É claro que existem muitas outras maneiras de enriquecer, mas nenhuma é tão sólida e duradoura como este ciclo baseado nos quatro estágio: trabalhar, poupar, investir e repetir. As outras maneiras são apenas atalhos que muitas vezes não funcionam por muito tempo.

Se você entende que é do bom trabalho que você terá bons recursos para poupar, logo você se sentirá motivado a aprender os trabalhos mais valorizados pelo mercado. Um trabalho valorizado é aquele que oferece uma boa remuneração por tempo/esforço gasto. Um trabalho valorizado geralmente vai exigir de você mais preparo, mais conhecimentos e habilidades consideradas valiosas.

Aprender a fazer um bom trabalho exige paciência e disciplina e ninguém pode fazer isso por você, ou seja, depende do seu próprio esforço e interesse.

Poupar parte da riqueza que você gerou no trabalho exige disciplina. O primeiro impulso é o de gastar tudo que se ganha. É comum começar a fazer dívidas para consumir mais do que se ganham e assim as pessoas acabam destruindo a possibilidade de iniciar o ciclo de prosperidade.

O ato de poupar exige da pessoa a capacidade de fazer escolhas, ou seja, dizer “não” para um pequeno objetivo no presente para poder dizer “sim” para uma conquista maior no futuro. Antes de gastar você precisa se questionar se essa é a sua prioridade.

Após poupar é necessário aprender a investir. Aqui temos um universo de conhecimentos que devem ser dominados para que você possa obter a melhor relação de retorno para cada risco assumido.

Não existe investimento sem risco, mas existe o gerenciamento do risco. Você precisa aprender a construir carteiras de investimentos (livro recomendado) e precisa dominar os diversos investimentos que existem (livros). Para estudar você precisa de vontade, paciência e disciplina. É outra coisa que ninguém pode fazer por você.

Depois basta ter persistência para atingir o seu objetivo que é conquistar a sua independência financeira (veja um simulador aqui). Só você pode persistir por algo que é do seu interesse.

Existem pessoas que enriquecem fora desse ciclo, mas isso produz um enriquecimento frágil e até mesmo destrutivo. Veja que para conseguir manter o ciclo: trabalhar, poupar, investir e repetir você precisa se desenvolver como pessoa. Além de adquirir conhecimentos você precisa desenvolver sua vontade, paciência, disciplina e persistência. O ciclo exige isso de você para que tenha controle sobre o poder que o dinheiro coloca nas suas mãos. Os demais meios de enriquecimento não exigem isso e por este motivo são frágeis e até destrutivos.

Você certamente já ouviu falar sobre pessoas que enriqueceram da noite para o dia e que perderam tudo poucos anos depois. Entre essas pessoas temos ganhadores de loteria, herdeiros, artistas e atletas que depois de alguns anos podem perder tudo que construíram.

Na ilicitude, também existem pessoas que enriquecem rapidamente quando se envolvem em esquemas, mentiras e crimes. Além de perderem todo o dinheiro rapidamente também perdem a dignidade, a liberdade e a própria vida. A riqueza através do que é ilícito não compensa, pois no longo prazo sempre vem acompanhada de desgraça, tragédias e maldição.

O enriquecimento sem o acúmulo do conhecimentos, qualidades e habilidades para lidar com o poder do dinheiro é destrutivo. Poder sem controle, conhecimento e preparo é destrutivo.

Se você não constrói seu patrimônio poupando, investindo e repetindo você provavelmente vai achar que o dinheiro foi feito só para gastar. Não terá qualquer controle sobre ele e talvez passe a ser controlado(a) pelo dinheiro. É o conhecimento que nos permite entender a relação que existe entre ter dinheiro e ter segurança, estabilidade, tranquilidade e principalmente liberdade para fazer escolhas.

Dificilmente alguém que enriquece rapidamente através de sorte, fama, herança ou qualquer evento rápido terá paciência, disposição e interesse de se educar financeiramente.  Normalmente essas pessoas mergulham no consumo, exageros, vícios e nas compras e se perdem com a mesma rapidez que enriqueceram. Por este motivo a educação financeira deve ser trabalhada quando você tem pouco dinheiro, para que você tenha o preparo quando tiver algum dinheiro.

Experimente perguntar para qualquer pessoa o que ela faria se ganhasse uma fortuna de forma repentina, como em um prêmio de loteria. Muitas vão falar sobre gastar o dinheiro. Poucas vão falar sobre investir esse dinheiro para que ele se transforme em uma fonte permanente de geração de renda mensal, de tal forma que a pessoa possa ter uma vida tranquila e confortável para sempre através do consumo dessa renda gerada pelo investimento. Existe uma enorme diferença entre consumir o dinheiro que você acumulou e consumir a renda que o dinheiro acumulado produz regularmente.

É como conquistar uma galinha dos ovos de ouro. Existe uma diferença entre comer a galinha dos ovos de ouro e comer através da renda gerada permanentemente pelos ovos da galinha. O ideal seria cuidar da galinha para que ela pudesse gerar renda por toda a vida. Poucos entendem essa ideia e gastam tudo que possuem.

Durante uma vida de trabalho, principalmente se você se esforçou para se qualificar profissionalmente, todos nós vamos receber uma pequena fortuna dividida em centenas de meses, mas poucos vão economizar uma parte para transformar essa economia em fontes adicionais de renda para construir um futuro mais livre e independente.

Nunca existiu em toda a história da humanidade meios tão fáceis como hoje para obter conhecimentos para investir, ganha dinheiro e prosperar. Sem sair de casa, na frente do seu computador ou celular, você pode aprender e investir de forma que nenhum dos seus ancestrais poderia imaginar.

Se você não está acumulando investimentos e bens que produzem renda ou ganho de capital com uma parte do que você poupou, você está fora do ciclo de enriquecimento. Se você não está neste momento buscando conhecimentos para valorizar a sua hora trabalhada e melhorar os ganhos da sua carteira de investimentos, você está fora do ciclo de enriquecimento.

Pratique o ato de trabalhar, poupar, investir e repetir. Se você não adquirir esse hábito enquanto ainda é pequeno, pode ter certeza de que será muito difícil adquirir se um dia a sua renda for maior.

Conheça todos os livros que temos sobre investimentos aqui no Clube dos Poupadores.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior