Gráfico da rentabilidade mensal dos imóveis alugados no Brasil com base no Índice FipeZap de locação e venda. O FipeZap foi o primeiro índice de preço com abrangência nacional que acompanha os preços médios anunciados de venda e locação de imóveis residenciais e comerciais no Brasil.

Como ler o gráfico:

Cada ponto no gráfico possui um número percentual que é a rentabilidade média que um investidor brasileiro teria ao comprar um imóvel residencial (apartamento) para alugar.

O cálculo considera o preço médio dos aluguéis de imóveis residenciais que foram anunciados durante o mês dividido pelo preço médio dos imóveis residenciais anunciados para venda durante o mês.

Esses valores são baseados na pesquisa mensal realizada pela Fipe que resulta no Índice FipeZap Locação Residencial e o Índice FipeZap Residencial. O primeiro mede a variação mensal dos aluguéis de imóveis anunciados e o segundo mede a variação mensal dos preços dos imóveis anunciados.

Exemplo: vamos imaginar que você verificou no gráfico que a rentabilidade do último mês foi de 0,40%. Isso significa que o preço médio dos aluguéis dos imóveis para locação que estão sendo anunciados equivale a 0,40% do preço de venda anunciado desses imóveis.  Podemos imaginar que se um investidor comprasse um imóvel residencial pelo preço médio anunciado no mês e o alugasse pelo preço do aluguel anunciado, teria um retorno 0,40% no mês. Essa rentabilidade não considera o pagamento de impostos e outros custos que o investidor teria alugando o imóvel.

Quando a linha do gráfico está em tendência de alta isso significa que a rentabilidade do aluguel de imóveis está em alta. Quando a linha no gráfico cai temos a rentabilidade da locação de imóveis em queda.

Rentabilidade da Poupança

É muito comum a comparação entre a rentabilidade da poupança e dos alugueis. Aqui temos o retorno da poupança nova, que é aquela com depósitos depois de 05/04/2012.

Exemplo de comparação: no mês 10 de 2021 a rentabilidade do aluguel era de 0,39%, maior que a rentabilidade da poupança (0,35%) no mesmo mês e ano. Observação: o gráfico da

 

Como o índice é calculado:

O Índice FipeZap foi o primeiro índice de preços anunciados de imóveis residenciais no Brasil. O Índice FipeZap utiliza como fonte de dados os anúncios de venda ou locação de imóveis prontos (apartamentos prontos) que estão cadastrados no site Zap Imóveis. São quase um milhão de anúncios válidos para venda de apartamento, apenas nas cidades para quais os índices são calculados. Os imóveis cadastrados nos sites podem ser anunciados por imobiliárias, corretores ou pessoas físicas. As imobiliárias decidem anunciar parte ou a totalidade dos imóveis que possuem em carteira e publicam as ofertas no site.

Os dados utilizados mensalmente contêm informações sobre: tipo de transação (locação ou venda), tipo de imóvel (apartamento, casa, terreno, comercial, entre outros), UF, cidade, bairro, distrito, número de dormitórios, valor total (R$), área útil (m²), preço por metro quadrado (R$/m²), latitude e longitude. Os dados são filtrados inicialmente para retirar anúncios duplicados (fonte). O gráfico da página foi construído utilizando dados oferecidos aqui.