A taxa de câmbio nominal de uma determinada moeda, que apresenta o seu preço frente a uma determinada moeda estrangeira, é um ponto de partida para diversos tipos de análise.
Mas existe um problema. As variações nos preços locais e externos prejudicam as análises, ao alterarem o nível dos custos relativos dos países envolvidos.
Como solução, costuma-se adotar a taxa de câmbio real – TCR, a qual ajusta a taxa de câmbio nominal ao diferencial de variação de preços interno e externo.
Dessa forma, a Taxa de Câmbio Real é definida como a taxa de câmbio nominal corrigida pelo diferencial de preços internos e externos entre dois países/moedas, ou seja, o câmbio já com o desconto da inflação dos países.
Cálculo da taxa de câmbio real: TCR = (e / ei) x (Pi / P)
onde:
- e : Taxa de câmbio nominal (média de venda) – BRL por USD
- ei: Paridade da moeda i contra USD x moeda i por USD
- Pi: Índice de preço do país i
- P : Índice de preço interno
Para aprender a investir em moedas e em ações, ETFs e fundos imobiliários negociados no exterior leia o livro Como Investir no Exterior.
Aprenda a investir no Exterior
Esta é a sua porta de entrada para o mercado financeiro global. Tudo em um único livro: aprenda a investir em ações, fundos imobiliários (REITs) e ETFs de renda fixa, variável, de moedas e commodities. Aprenda a abrir uma conta no exterior, enviar recursos para investir e recolher impostos sobre os ganhos. Receba dividendos e ganhos em moeda forte (dólares) enquanto mantem parte do seu patrimônio protegido dos problemas políticos e econômicos do Brasil.