Rentabilidade real dos investimentos, ou seja, já com a inflação descontada:

Enquanto os juros fazem o dinheiro que você investiu crescer em quantidade, a inflação trabalha na direção oposta retirando poder de compra do seu dinheiro. O aumento generalizado de preços faz com que você precise de cada vez mais dinheiro no futuro para comprar as mesmas coisas que poderia adquirir hoje.

Dessa forma, é fundamental que o investidor preste atenção na rentabilidade real dos seus investimentos, ou seja, a rentabilidade que ele conquista acima da inflação registrada no mesmo período.

É a rentabilidade real dos seus investimentos que será importante para o sucesso do seu projeto de independência financeira. Caso você ainda não esteja poupando investindo para se tornar independente eu recomendo a leitura do livro Independência Financeira. Ele possui o conhecimento e as ferramentas que você precisa para planejar um futuro mais livre e próspero.

Faça uma simulação de independência financeira e descubra quanto você precisa investir mensalmente para conquistar a sua independência.