O Bitcoin (₿) é uma das mais conhecidas e populares criptomoedas. É considerado uma espécie de dinheiro eletrônico descentralizado desenvolvida em 2008. É tida por muitos como a primeira moeda digital mundial descentralizada, permitindo transações financeiras sem intermediários. Isso é possível graças ao sistema de verificação (nodos) que são gravadas em um banco de dados distribuídos, chamado de blockchain.
Não existe uma entidade administradora central, como um Banco Central de algum país que funciona como autoridade financeira ou governamental capaz de controlar a emissão e o valor da criptomoeda ou induzir a inflação com a produção de mais dinheiro. O Bitcoin é visto como um investimento especulativo de grande risco. Grandes movimentos especulativos de oferta e demanda influenciam na oscilação de seu valor no mercado, sendo definido livremente durante as 24 horas do dia.
É possível investir indiretamente em BITCOINs através de ETFs negociados na bolsa americana. Para o investidor brasileiro basta ter uma conta em uma corretora no exterior. Para aprender a investir em moedas de diversos países, além de investir em ativos como ações, ETFs e fundos imobiliários (REITs) negociados na bolsa americana, leia o livro Como Investir no Exterior.