Onde os brasileiros investem

Esses dados fazem parte de uma pesquisa com dados consolidadas sobre os investimentos das pessoas físicas no setor bancário. Sua divulgação é mensal (fonte). Os valores estão em milhões. Exemplo: 100.000 equivale a 100 bilhões. Temos poupança, fundos de investimentos, fundos estruturados, títulos públicos, privados e valores mobiliários como ações. Na parte final da tabela os dados estão separados por tipo de cliente: varejo tradicional (cliente comum) e clientes de alta renda.

Esses dados foram divulgados no final de novembro/2020 e se referem ao mês de outubro.

Gráfico: Onde os brasileiros investem (%):

A barra abaixo representa 100% dos investimentos dos brasileiros. Temos grande parte dos investimentos na poupança (barra preta). Títulos e valores mobiliários representam todos os títulos públicos, títulos emitidos por bancos (CDB, LCI, LCA etc.) debêntures, ações e COE (barra verde). Depois temos fundos de investimentos (barra azul) e por fim, na cor amarela, temos os fundos estruturados como fundos imobiliários e ETFs.

Títulos público, privados e valores mobiliários:

No gráfico abaixo temos a carteira de investimentos dos brasileiros considerando todos os títulos emitidos por bancos e empresas, títulos públicos e valores mobiliários como ações, debêntures, COE etc. Como destaque temos a grande participação dos CDBs, LCA e LCI. Observe a relação entre Ações e os demais títulos.

Fundos de Investimento

Logo abaixo temos como os investimentos em fundos de investimentos estão distribuídos. Podemos observar uma grande participação dos fundos de renda fixa e multimercado.

Fundos Estruturados (ETF e FII)

Nos fundos estruturados temos como maior destaque os fundos imobiliários (FIIs) e ETFs.

Conheça nossos livros que ensinam a investir em ações, ETFs, títulos públicos, privados e em investimentos no exterior, visite aqui.