A tabela mostra o desempenho dos principais investimentos que geralmente são utilizados para compor uma carteira diversificada básica. Para saber mais sobre como simular e montar carteiras diversificadas de investimentos conheça esse livro aqui.

A tabela acima foi atualizada mensalmente durante 2022 e compartilhada aqui no Clube dos Poupadores. O gráfico mostra qual foi a melhor renda fixa em 2022:

Logo abaixo temos os melhores ETFs de renda variável entre os que foram monitorados:

Segue algumas explicações sobre os números:

  • Poupança: mostra a rentabilidade da poupança no primeiro dia útil do mês. Para saber mais sobre a rentabilidade da poupança visite aqui.
  • Selic: mostra quanto um investimento qualquer renderia se fosse rentabilizado diariamente pela taxa Selic no decorrer do mês. Você irá perceber que nos meses com mais dias úteis a taxa acumulada no mês será maior. Isso também vale para investimentos que seguem a taxa DI, mas não vale para a poupança, já que a poupança é rentabilizada mensalmente e não diariamente. Para acompanhar o gráfico da Selic visite aqui.
  • CDI: mostra quanto um investimento qualquer renderia se fosse rentabilizado diariamente pelo equivalente a 100% do CDI (Taxa DI) como CDB, LCI e LCA pós-fixados. Para aprender a investir nesses investimentos leia esse livro.
  • CDB + Percentual do CDI: simula o investimento em um CDB pós-fixado que paga um percentual do CDI. Exemplo: se o CDI fosse de 1% uma taxa de 110% do CDI seria equivalente a 1,1% (1% x 110% = 1,1%). Simule CDBs pós-fixados.
  • CDB IPCA + taxa fixa: simula o investimento em um CDB indexado ao IPCA, ou seja, o valor investido é remunerado pela inflação + uma taxa fixa de juros. Nesta simulação a planilha utiliza a inflação prevista. A inflação do mês anterior só é divulgada no dia 15 do mês seguinte. Simule CDB IPCA + juros.
  • CDB de taxa fixa de juros: simula o investimento em um CDB prefixado, ou seja, que paga uma taxa fixa de juros ao ano. Simule o CDB prefixado.

Renda Fixa

  • FIXA11: ETF que equivale a investir em uma carteira de títulos prefixados composta por contratos futuros de DI com vencimentos de 2,5 a 3 anos.
  • IMAB11: ETF que investe em títulos Tesouro IPCA (NTN-B) com diversos vencimentos que fazem parte da carteira do IMA-B da Anbima.

Renda Variável: Brasil

  • BOVA11: ETF que investe na carteira de ações (mais 90) que fazem parte do Índice Bovespa. Para saber mais clique sobre o código do ETF.
  • FIND11: ETF que investe em uma carteira de ações de empresas do setor financeiro que fazem parte do índice Financeiro da B3 (carteira). Este é um dos setores de maior peso na bolsa brasileira.
  • MATB11: ETF que investe em uma carteira de ações de empresas do setor de materiais básicos (mineradoras, siderúrgicas, celulose, químicos etc).
  • CMDB11: ETF que investe em uma carteira de ações que busca representar o desempenho médio de empresas produtoras e exportadoras de commodities. Além dos setores mineração, siderurgia e celulose também existem ações de petróleo, frigorificos e agronegócio negociadas na Bolsa do mercado brasileiro.
  • SMAL11: ETF que investe nas ações que fazem parte do índice Small Cap (SMLL) da B3. Ele reflete o preço das ações das empresas de menor porte negociadas no mercado de bolsa brasileiro. Muitas dessas ações não fazem parte da carteira do BOVA11.
  • XFIX11: ETF que investe em uma carteira de fundos imobiliários que fazem parte do índice IFIX da B3.

Renda Variável: Internacional (dolarizada)

  • ACWI11: ETF que investe no ETF ACWI que por sua vez investe em mais de 2300 ações de praticamente todos os países do mundo tendo como maior peso as ações das maiores bolsas como as bolsas americanas. Equivale a investir em ações globais de empresas de grande e médio porte, cobrindo 85% da capitalização dos mercados desenvolvidos e emergentes.
  • IVVB11: ETF que investe no ETF IVV que por sua vez investe nas 500 principais ações do índice S&P 500, principal índice das bolsas americanas.
  • EURP11: ETF que investe no ETF IEUR que por sua vez investe em mais de 1000 ações de empresas de países europeus desenvolvidos como Reino Unido, França, Suíça, Alemanha, Países Baixos, Suécia, Itália, Dinamarca, Espanha, Findância etc.
  • ASIA11: ETF que investe no ETF AAXJ que por sua vez investe em mais de 1000 ações de empresas de países asiáticos (menos do Japão) como Honk Kong, Taiwan, Coreia do Sul, China, Singapura, Tailândia, Indonésia etc.

Moedas e Metais

  • USDBRL: representa o preço do dólar em reais. Você pode investir nesse ativo através de fundos cambiais ou enviando recursos para uma corretora no exterior.
  • GOLD11: ETF que investe no ETF IAU que por sua vez investe em ouro físico na forma de barras (mais de 40 mil) depositadas em cofres de grandes bancos nos EUA e Reino Unido (fonte)
  • BITH11: ETF que reflete as variações do preço do Bitcoin.

Para acompanhar a tabela de melhores investimentos que será atualizada durante 2023 mantenha o seu e-mail inscrito aqui no Clube dos Poupadores. Caso tenha o Telegram faça parte do nosso grupo em https://t.me/clubedospoupadores. Acompanhe também o Clube dos Poupadores no Instagram.

Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente:

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o Livro Como Proteger seu Patrimônio
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Conheça o Virtudes, Vícios e Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior
Livro Negro dos Im´óveis