De um lado temos investimentos de renda fixa indexados ao IPCA que rendem IPCA + uma taxa fixa e do outro o BOVA11 que é um ETF (renda variável) que investe na carteira de ações que compõe o Índice Bovespa.

Clique para ampliar o gráfico:

Existem diversos investimentos de renda fixa que oferecem a correção do valor investido pela inflação medida pelo IPCA e uma taxa de juros fixa. Na prática esses investimentos são pós-fixados e prefixados ao mesmo tempo. Exemplos: CDB que rende IPCA + 6%, LCI ou LCA que rendem IPCA + 4% e título público Tesouro IPCA+ 5%.

O BOVA11 é um ETF criado no final de 2008 e por este motivo adotei o período entre 02/12/2008 e 05/04/2022.

Resultado

O gráfico nos mostra que BOVA11, representando o desempenho do Índice Bovespa, não conseguiu superar o rendimento de investimentos indexados ao IPCA nesta janela de tempo que equivale ao período de existência do BOVA11.  A linha cinza pontilhada representa a inflação (IPCA) que foi de 118,51% no período e podemos perceber que BOVA11 conseguiu superar a inflação nesse período.

Mais uma simulação

Agora vamos considerar apenas o último ciclo de alta da bolsa brasileira entre 2016 e 2022. Neste caso BOVA11 supera até mesmo IPCA+6%. A linha pontilhada na cor cinza claro representa o CDI ou 100% do CDI que supera a inflação mas fica atrás do IPCA+6%, 5% e 4%.

Manter uma carteira diversificada de investimentos permite reunir as vantagens de cada tipo de investimento enquanto reduz a volatilidade. Observe que BOVA11, assim como qualquer ETF que segue o Índice Bovespa tem elevada volatilidade.  É possível consultar a volatilidade de qualquer ativo de renda variável aqui. A volatilidade do BOVA11 costuma se manter próxima de 20% em 12 meses, ou seja, é esperado que o ativo sofra variações 20% acima ou abaixo da sua média. Leia o artigo Carteira de Investimentos do Coelho e da Tartaruga.

Receba atualizações semanais sobre novos artigos publicados: Inscreva seu e-mail aqui.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior