O que é NOK – Krone norueguês
A coroa norueguesa (NOK) é a moeda oficial da Noruega com sua regulação e circulação controlada pelo banco central do país, o Norges Bank.
A primeira circulação da coroa norueguesa ocorreu em 1875, quando substituiu o speciedaler. Nessa época, a taxa de conversão era de quatro coroas para um speciedaler. Após a mudança, a Noruega juntou-se à União Monetária Escandinava, uma aliança que existia até o início da Primeira Guerra Mundial. Durante a existência da União, a coroa norueguesa atuou como padrão-ouro com um quilo de ouro equivalente a 2.480 coroas. O uso do NOK como padrão-ouro terminou em 1931.
Em 1939, a moeda do país atrelava ao dólar americano (USD), mas enquanto ocupada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, atrelava ao Reichsmark. No final da guerra, a moeda atrelada à libra britânica (GBP). Em 1992, o Banco Central se afastou de uma taxa de câmbio fixa, permitindo que a moeda flutuasse com base na taxa de câmbio.
Como em todas as moedas, as tendências econômicas desencadeiam flutuação no valor na coroa norueguesa. Os investidores cambiais podem procurar o NOK quando o valor do euro (EUR) estiver em dúvida. O aumento da atividade na negociação do NOK pode aumentar a taxa de câmbio. As mudanças no preço global do petróleo bruto também afetam o valor da NOK, uma vez que a Noruega é o principal exportador de petróleo da Europa Ocidental.
O transporte marítimo, a energia hidrelétrica, a pesca e a indústria da Noruega contribuem para o Produto Interno Bruto (PIB) do país. No entanto, é interessante notar que muitas indústrias são estatais. Historicamente, a coroa norueguesa é um investimento seguro, pois a Noruega é uma das economias mais estáveis da Europa.
Para aprender a investir em moedas fortes de países desenvolvidos leia o livro Como Investir no Exterior.