O arcabouço fiscal representa todas as leis e ações do governo que envolvem arrecadação de impostos, dívida pública (venda de títulos públicos), gastos do governo etc.

Sendo assim, podemos dizer que o arcabouço fiscal sólido e eficiente é necessário para a estabilidade econômica. Um governo que gasta mais do que arrecada, ficando cada vez mais endividado, pode até enganar as pessoas por algum tempo promovendo aquilo que costumam chamar de “voo de galinha”. Isso dura pouco e a conta chega na forma de inflação, juros e crises econômicas.

Como você deve saber, o governo anunciou seu arcabouço fiscal durante a semana (fonte). A percepção que tive é a de que precisavam apresentar qualquer coisa para o mercado. Qualquer coisa foi criada e apresentada.

Existe uma grande diferença entre o que os políticos querem fazer com a economia e o que eles comunicam para as pessoas. Geralmente eles estão sempre construindo algum tipo de “Cavalo de Troia”. Por fora, eles parecem lindos presentes para a população, que comemora feliz sua chegada.

Vou deixar logo abaixo os cortes que fiz da entrevista de um professor de economia sobre o tema. As opiniões dele sobre o arcabouço estão mais alinhadas com a realidade.

Naturalmente, não é esse tipo de opinião que você terá na imprensa tradicional, muito menos nos sites de notícias e canais de influenciadores que possuem instituições financeiras como seus sócios ou patrocinadores.

Você lembra o que aconteceu com a economista de um grande banco que resolveu falar a verdade sobre as políticas econômicas do governo Dilma em 2014?

Ela fez previsões sobre a crise que estava por vir como consequências das políticas econômicas do governo. Ela perdeu o emprego imediatamente, mas acertou suas previsões por serem baseadas na realidade. Assim como está acontecendo hoje, naquele tempo, não existia comprometimento com a verdade. Ela entrou na justiça contra o banco, veja aqui. Isso não foi um caso isolado. É claro que as pessoas que analisam esses temas não querem perder o emprego.

“A grande ameaça à liberdade é o poder de interferir na economia exercido pelos homens no comando do poder coercivo do estado. A ameaça política à liberdade é controlada pela separação dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Essa ameaça pode ser controlada da mesma maneira – através da separação dos poderes legislativo, executivo e judicial e de sua dispersão em mãos privadas. – “Capitalismo e Liberdade” (1962), Milton Friedman”

Quando o assunto é gastar mais dinheiro público, não existe separação de poderes para impedir a ameaça à liberdade das famílias, pois todos os envolvidos dos três poderes se beneficiam com o aumento da arrecadação de impostos e aumento dos gastos públicos. O pagador de impostos, os poupadores e pequenos investidores são a ponta fraca a ser explorada.

O filme é repetido. Podemos ter algum tempo de “farra dos gastos” e até uma recuperação temporária da economia se o governo começar a gastar e estimular o endividamento das pessoas e empresas, como fez no início do governo Dilma. Como as pessoas não possuem educação financeira, serão facilmente enganadas.

Você já deve saber que os políticos raramente são sinceros sobre suas verdadeiras intenções e objetivos econômicos. Frequentemente, eles apresentam propostas atraentes e populares ao público, enquanto buscam objetivos ocultos. Infelizmente isso funciona com frequência por algum tempo. É crucial analisar e compreender as implicações das políticas econômicas propostas, em vez de simplesmente aceitar o que os políticos dizem.

Invista na sua educação financeira. Conheça os livros que já escrevi sobre os mais diversos investimentos. Dependa cada vez menos das opiniões de pessoas que sentem medo de perder o próprio emprego por falarem a realidade.

Gostou deste artigo? Continue aprendendo em 2 passos:

  1. Inscreva-se clicando aqui e receba um e-mail semanal com os conteúdos inéditos e gratuitos que produzimos.
  2. Junte-se à nossa comunidade! Participe do nosso grupo no Whatsapp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui) e seja o primeiro a saber sobre novos conteúdos.

Aprenda a fazer seu dinheiro trabalhar para você com nossos livros sobre investimentos: