O Índice de Medo e Ganância (Fear and Greed Index) é um indicador muito popular criado pela CNN Money com o objetivo de medir duas emoções que impulsionam os mercados americanos e globais: medo e ganância. Por medo os investidores exageram nas vendas dos ativos produzindo fortes quedas. Por ganância os investidores exageram nas compras produzindo fortes altas. Medo e ganância fazem os preços dos ativos se descolarem do seu valor. Então, que emoção está impulsionando o mercado agora? Se a maioria dos investidores está otimista e gananciosa isso pode significar um sinal negativo. Você provavelmente conhece a frase: “tenha medo quando todos estão gananciosos e seja ganancioso quando todos estão com medo”.

O índice é calculado com base em 7 indicadores. Seu valor vai de 0 a 100. Quanto maior o valor mais ganância e quanto menor mais medo (fonte).

  • O S&P 500 (SPX) contra sua média móvel de 125 dias;
  • O número de ações atingindo altas e baixas de 52 semanas na Bolsa de Nova York;
  • O volume negociado em ações em alta em relação aos que estão em baixa;
  • A relação put/call, que compara o volume de negociação de opções;
  • Demanda por Junk Bonds;
  • O VIX (Vix), que mede a volatilidade;
  • A diferença nos retornos das ações versus títulos públicos

Historicamente, como podemos ver no gráfico atualizado ao lado, sempre que o indicador atingiu níveis próximos ou acima de 80 (nível extremo de ganância) o mercado mergulhou em uma forte queda, levando o índice para níveis de grande medo abaixo de 20. Isso significa que, níveis de grande medo foram bons pontos de entrada no mercado, pois marcaram fundos. Já os períodos de grande ganância foram bons momentos para sair do mercado e realizar lucros, pois marcaram topos.

Logo abaixo temos alguns gráficos relacionados com o indicador ou que complementam esse indicador. Todos são atualizados automaticamente.

S&P500 e Média de 125 dias

Este é o gráfico diário do índice S&P500 (fonte). Ele representa as variações nos preços das 500 principais ações das bolsas americanas (NYSE e NASDAQ). A linha azul mais fina representa uma média móvel dos últimos 125 dias. Quando a linha do S&P500 está acima da média móvel de 125 dias temos uma tendência de alta no mercado americano. Quanto mais o S&P 500 se afastar da sua média, maior o sentimento de ganância.

VIX

Este é o Índice de Volatilidade do Chicago Board of Options Exchange refletido pelo ETF chamado VIXY. Ele é uma medida de medo pois é calculado com base na volatilidade dos preços das “Opções de Put” versus “Opções de Call”. Os investidores compram opções de put quando existe a expectativa de queda no preço das ações. Fazem isso para se protegerem dessa queda, já que nesta situação esse tipo de opção produziria ganhos. Funciona como um seguro. Já a opção de call é comprada quando os investidores esperam ações em alta. Esse índice mede a volatilidade dessas opções. VIX em em alta representa medo e mais opções de put compradas para proteção de carteiras diante de uma possível queda. No gráfico ao lado temos a média dos últimos 20 dias permitindo observar quando o VIX está acima ou abaixo da média, em tendência de queda ou alta (fonte).

Junk Bonds

Este é o JNK, um ETF que investe em títulos conhecidos como Junk Bond. São títulos de renda fixa emitidos por empresas e bancos com risco mais elevado de crédito. Quando os investidores demandam investimentos de renda fixa de maior risco isso é entendido como um sinal de ganância. Quando a linha azul mais grossa, que é o preço do ETF JNK, está acima da sua média móvel de 200 dias, e essa média aponta para cima, temos uma tendência de alta nos Junk Bonds e uma exposição maior do investidor ao risco por estarem otimistas ou gananciosos. Quanto mais distante para cima o JNK fica da sua média, maior o nível de ganância (fonte).

Índice de Declínio

Este é o Advance Decline Ratio ou Índice de Declínio Avançado. Ele representa o número de ações com um aumento de preço no dia, dividido pelo número de ações com queda no dia. O aumento dos preços das ações significa que as pessoas estão se sentindo confiantes e gananciosas. Acima de 2 significa que o mercado está em “modo ganância” com 2 ações subindo para cada 1 caindo. Menor que 1 significa medo (fonte).

Estresse Financeiro

Este é um indicador de estresse financeiro. Ele representa interrupções no funcionamento normal dos mercados financeiros dos EUA (fonte). Quando a linha está acima de zero ou positiva, isso indica que o estresse financeiro está acima da média histórica (medo). Um valor abaixo de zero indica o funcionamento normal dos mercados (ganância). Um valor acima de 0,8 tipicamente indica estresse severo e medo nos mercados, assim como em 1999, 2007 e 2020.

Sentimento do Investidor

Esta é a Pesquisa de Sentimento dos Investidores Independentes (AAII) da American Association of Independent Investors (fonte) que mede a porcentagem de investidores individuais que acreditam na alta, na baixa e estão neutro com relação ao mercado de ações pelos próximos seis meses. Os investidores participam da pesquisa semanalmente. Quanto mais elevado o número, mais otimistas os investidores estão sobre a bolsa. Exemplo: se o indicador marcar 0,35 indica que 35% dos investidores estavam otimistas na semana passada de que o mercado de ações subiria nos próximos seis meses.  Se a maioria dos investidores está otimista isso pode significar um sinal negativo. Devemos ter cuidado quando todos estão otimistas e gananciosos.

Desemprego EUA

taxa de desemprego dos EUA é a porcentagem da população desempregada. Este é um indicador atrasado, ou seja, geralmente sobe ou desce diante das mudanças nas condições econômicas em vez de prevê-las. Se a economia está em más condições e os empregos são escassos, espera-se que a taxa de desemprego aumente. Se a economia crescer fortemente e houver relativamente muitos empregos, espera-se um declínio. O Bureau of Labor Statistics (BLS) publica números de emprego nos EUA como parte de seu relatório mensal. A média de 9 crescente pode significar um sinal de recessão.

Aprenda a investir no Exterior

Esta é a sua porta de entrada para o mercado financeiro global. Tudo em um único livro: aprenda a investir em açõesfundos imobiliários (REITs) e ETFs de renda fixa, variável, de moedas e commodities. Aprenda a abrir uma conta no exterior, enviar recursos para investir e recolher impostos sobre os ganhos. Receba dividendos e ganhos em moeda forte (dólares) enquanto mantem parte do seu patrimônio protegido dos problemas políticos e econômicos do Brasil.